Visual merchandising - na porta da frente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (459 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
VISUAL MERCHANDISING - NA PORTA DA FRENTE

Ana Cristina Pacheco e Joana Ricci


Ao contrário do que muitos pensam, uma loja deve, a cada dia, ter uma nova sugestão de compra e não um novoproduto. É o que disse a publicitária presidente do Point of Purchase Association International (POPAI) e sócia–diretora do Shopfitting Service, Heloísa Omine, em aula da quinta edição do Programa de Gestãode Moda, promovido pela Artemoda em parceria com o Instituto Superior da Empresa e o IESE Business School. Para o consumidor, novo é o que ele vê e não a quantidade de coisas que se oferece.Quebrando esse paradigma de que o varejo de moda deve sempre ter peças novas (pois não há quem agüente produzir tanto) Heloísa apresentou os conceitos de sua especialidade, o visual merchandising.

“Oconsumidor atual deseja ser entretido e envolvido por algo especial e novo cada vez que vai às compras”, diz. Segundo ela, para isso é preciso identificar o que o cliente espera de você. Ele está cada vezmenos interessado em moda e roupas e mais em tecnologia e bem estar. Como conseqüência, exige serviços e lazer, busca autenticidade e quer tudo que há de melhor pelo mundo. Heloísa identificou entreos consumidores três grupos de clientes que, com seu comportamento, influenciam o posicionamento de algumas marcas de varejo:

Consumidores conscientes: se preocupam com o papel social da empresa ejá aderiram ao conceito de sustentabilidade.

Butterfly consumers: são antenados e bem informados, o que lhes permite escolher com facilidade o que é “legal” ou não. Por essa razão não são tão fiéis amarcas.

Eco chics: geração que conjuga preservação, sustentabilidade e negócios. Quer se sentir elegante, mas com conforto e simplicidade.

Para a publicitária, o varejo deve ter em conta doisconceitos principais: o de visual merchandising, ou seja, a maneira como expõe seus produtos na loja (e não apenas na vitrine), e a logística. Quanto mais rápido o produto chegar às mãos do...
tracking img