Visita tecnica- metalfrio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1499 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]









Relatório de Visita Técnica a Fábrica da Metalfrio Solutions





















Aluna:

Letícia Marin



Três Lagoas/MS

25/11/2012

INTRODUÇÃO

O 7º semestre do curso de Engenharia de Produção da UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL, sob a orientação dos professores Rubens Ribeiro e Ricardo Turati, realizou em 19 de novembro de 2012, às 14:00 horas, visita técnica naunidade fabril da Metalfrio Solutions, em Três Lagoas-MS. A visita teve como objetivo constatar como funciona o Sistema de Gestão, Sistemas produtivos escolhido pela mesma, Controle dos Processos, verificar a aplicação da matéria desse semestre e a aprendida no semestre anterior (6º período) dentro da empresa, adquirir conhecimentos específicos da linha de produção e materiais utilizados.

A empresase instalou em Três lagoas e inaugurou sua atividade em outubro de 2010. A fábrica de Três Lagoas ocupa área de 15 mil m², se localiza na Av. Youssef Ahmad el Jarouche/Distrito Industrial 2, e consumiu investimento de R$ 7,5 milhões, onde tinham uma previsão de produzir 50 mil peças anuais. Deste total, 70% atenderia o mercado brasileiro e o restante da produção seria exportada. Nesta primeirafase, num total de três, tinham a pretensão de gerar 100 empregos diretos. Ao final das três fases, esse número deveria subir para 400 postos de trabalho. No começo do ano a empresa tinha por volta de 1900 colaboradores, mas atualmente, com uma nova gestão comandada por Milton Haraguch, esse número foi reduzido para 1200 colaboradores; sendo que 300 são da área administrativa e os outros 900 sãooperários . Os motivos reais para essa redução não foram declarados mas cogitou-se em má administração da antiga gestão, funcionários despreparados, etc. Entretanto, o atual gestor conseguiu dobrar sua produção, chegando a 350mil peças/ano e em tempos de crise sua produção chega a 290mil peças/ano. Esses números de produção são bem maiores do que a previsão de produção, quando a fabrica inaugurou. Issose deve a vários fatores estarem interligados como boa gestão, utilização da Melhoria Continua e Engenharia Simultânea.









DESENVOLVIMENTO
A turma foi recepcionada por uma colaboradora responsável pela área de RH da empresa, e encaminhou o grupo para uma sala executiva da empresa, onde haviam alguns produtos expostos de vários modelos. No local, enquanto esperava-se o gestor da empresa,serviu-se um coffe-break contendo café, lanchinhos e refrigerantes.

Quando o Gestor Milton Haraguch chegou ao local, se apresentou a turma e os convidou para sentar. Começou a fazer uma introdução sobre a história da Metalfrio, objetivos da empresa, linha de produção e aprendizado pessoal desde o começo de sua carreira.

Durante a explicação ficou claro a utilização do Sistema KANBAN, um cartão desinalização que controla os fluxos de produção em uma indústria. O cartão pode ser substituído por outro sistema de sinalização, como luzes, caixas vazias e até locais vazios demarcados. Coloca‐se um Kanban em peças ou partes específicas de uma linha de produção, para indicar a entrega de uma determinada quantidade. Quando se esgotarem todas as peças, o mesmo aviso é levado ao seu ponto de partida,onde se converte num novo pedido para mais peças. Quando for recebido o cartão ou quando não há nenhuma peça na caixa ou no local definido, então deve‐se movimentar, produzir ou solicitar a produção da peça.

O que chamou bastante atenção da turma foi uma dinâmica passada pelo gestor, no qual foi distribuído um papel com a imagem de um caminhão e uma garagem ao lado, o objetivo era colocar ocaminhão dentro desta garagem sem amassar ou rasgar o papel. O resultado foi inesperado, era uma ilusão de ótica, e só era possível desenvolve-la afastando e aproximando o papel do campo de visão. O Intuito era demonstrar o poder da nossa visão, que temos que prestar mais atenção no que vemos e saber compreender.

Foi comentado também sobre a implantação do melhor layout a ser utilizado na linha de...
tracking img