Lpi1-101

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8324 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ComandosBasicos - Ubuntu Brazil

http://wiki.ubuntu-br.org/ComandosBasicos

Página Imutável Informação Anexos Mais Acções Ubuntu Brazil Entrar Help

ComandosBasicos
"Muito embora o Linux possua diversas e ótimas interfaces gráfica (GUI's - Graphical User Interfaces) bastante amigáveis, dentre as quais destacamos o Gnome e KDE, como de resto todos os sistemas operacionais Unix, aindarequerem por vezes que façamos uso da linha de comando. O ambiente tradicional do Unix é o CLI (Command Line Interface), onde você digita os comandos para dizer ao computador o que ele deve fazer. Esse modo é extremamente poderoso e rápido, porém implica que você saiba para que serve cada comando e seus diversos parâmetros.”
Conteúdo Conteúdo 1. Usando essa página 2. Iniciando o Interpretador deComandos 1. Abrindo um Terminal 2. Abrindo uma seção shell 3. Os Comandos do Linux 1. Documentação 2. Data e Hora 3. Informações do Sistema (Hardware e Processos) 4. Arquivos e Diretórios 5. Sistema de Arquivos 6. Usuários e Grupos 7. Utilitários de Texto 8. Monitoramento de Acesso 9. Rede 10. Módulos carregáveis do Kernel 11. Shell (Bash) e Utilitários de Terminal 4. Opções 5. Dicas e Truques 1. Teclasde

1 de 25

26/10/2012 15:47

ComandosBasicos - Ubuntu Brazil

http://wiki.ubuntu-br.org/ComandosBasicos

controle e atalhos 2. Teclas de emergência do GNU/Linux 3. Otimizando o desempenho do history com navegação contextual 4. Usando "grep" com resultados coloridos 6. Obtendo ajuda 1. Nosso maior aliado 2. Outras fontes de consulta 7. Informações adicionais 8. Créditos

Usando essapágina
Essa página ira fazer você se familiarizar com os comandos básicos do GNU/Linux. Não é sua intenção ser um guia completo de comandos, somente uma introdução para complementar as ferramentas gráficas do Ubuntu. Todos os nomes dos comandos estarão em negrito. Os comandos que você precisará digitar estarão sempre em "negrito com aspas".

2 de 25

26/10/2012 15:47

ComandosBasicos -Ubuntu Brazil

http://wiki.ubuntu-br.org/ComandosBasicos

Todos os comandos nesta página devem ser usados em um terminal ou diretamente no shell.

ATENÇÃO: Lembre-se o Linux diferencia maiúsculas de minúsculas. Portanto, comando e COMANDO são coisas totalmente diferentes.

Iniciando o Interpretador de Comandos
Abrindo um Terminal
No Gnome vá ao menu Aplicações > Acessórios > Terminal oupressione simultaneamente as teclas Alt+F2, e na caixa de texto digite "gnome-terminal" e tecle “Enter”.

Abrindo uma seção shell
Tecle simultaneamente Crtl+Alt+F1(...F6) que uma console modo texto será exibido solicitando um login, onde você deverá entrar com seu usuário e senha para ter acesso ao prompt de comando.

Os Comandos do Linux
Como já descrito anteriormente, não temos a pretensãode ser um guia completo de comandos, mais uma fonte de referência que irá abranger os principais comandos separados por categorias de acordo com as tarefas que executam. Um comando do Linux é uma palavra especial que representa uma ou mais ações. Um interpretador de comandos também é conhecido como shell ou modo texto. Ele é o programa responsável por interpretar essas instruções enviadas pelousuário e seus programas para o kernel. No Linux, você poderá ter vários interpretadores de comandos (ao contrário do que acontece no Windows que só tem o command.com). O interpretador de comandos é que executa comandos lidos do teclado ou de um arquivo executável. É a principal ligação entre o usuário. Entre os programas interpretadores de comandos podemos destacar o bash, csh e sh entre outros. Entreeles o mais usado é o Bash (Bourne Again Shell), criado por S.R. Bourne. Os comandos podem ser enviados de duas maneiras para o interpretador: Interativa - Os comandos são digitados no teclado pelo usuário e passados ao interpretador de comandos um a um. Neste modo o computador depende do usuário para executar uma tarefa ou o próximo comando. Não-interativa - São usados arquivos de comandos...
tracking img