Visibilidades estampadas - um estudo sobre a relação entre luxo e estampas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4394 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Visibilidades estampadas - um estudo sobre a relação entre luxo e estampas

Alan Kardec da Silva[1]

Gláucia Curtinaz Centeno[2]

Resumo

Pode a estampa ser um item capaz de conferir a um objeto status de luxo? O que faz com que um serviço ou produto seja classificado como luxuoso? A cada dia que passa, presenciamos uma procura incansável do ser humano para se destacar no meioonde vive. Aproveitando esta exacerbada necessidade do indivíduo, grandes empresas e marcas vêm desenvolvendo produtos e serviços que ofereçam sensações de exclusividade. O que, por outro lado, leva o consumidor muitas vezes a pagar quantias extremamente altas por eles. É o tão famoso e conhecido mundo do luxo, por onde muitos querem circular, porém poucos são os que têm poder para isto.

PalavrasChaves: Luxo. Estampa. Cor. Forma.

1. Introdução

O que pode definir um objeto como artigo de luxo? O design? As cores? Os desenhos neles inseridos? O que faz com que algumas pessoas prefiram tais produtos, às vezes considerados como luxuosos, pagando um alto valor agregado, sendo que existem outros no mercado, muitas vezes, com a mesma qualidade ou superior, com valores bem maisbaixos?
Exclusividade. Pode ser este um atributo que justifique ou simplifique os artigos de luxo? Existe uma frase no mercado que se popularizou: “nada se cria tudo se copia”. Hoje muito se ouve dos criadores que tais produtos são únicos, que foram desenvolvidos exclusivamente para uma determinada pessoa. Neste caso, quais os atributos podem ser inseridos em um objeto para que se torneexclusivo, diferente? Se fizermos uma análise de qualquer produto desde sua concepção, pouco se notará uma mudança em sua estrutura, a não ser uma melhora na ergonomia para melhor funcionalidade. Pensemos em um carro, por exemplo. Hoje há vários modelos no mercado com diferentes estilos de design, porém em sua forma inicial predominam quatro rodas, duas ou cinco portas, assentos, etc. O que então fazcom que um carro seja considerado mais luxuoso que o outro?
Seguindo o mesmo raciocínio em relação aos materiais têxteis, o que define um tecido como de alta qualidade utilizado apenas em roupas luxuosas? Alguns itens podem ser citados, como por exemplo, fibras mais longas, tipo de entrelaçamento, algum tipo de beneficiamento, entre outros.
Ainda mantendo o artigo têxtil como estudo,assim como os itens acima citados será que é possível determinar um objeto como luxuoso utilizando apenas a estampa como qualificador?
É a partir deste último questionamento que se pretende desenvolver este artigo, buscando inicialmente bases conceituais em Lipovetsky (2005), Castilho (2006), Villaça (2006), Castarede (2005) e D´Angelo (2006).


2. O que é luxo?
Para este projeto,é preciso entender o significado do termo luxo. Muitos são os teóricos que apresentam definições para o tema, todavia iniciamos a reflexão usando como parâmetro as que nos traduz o dicionário Michaelis, onde Luxo significa:
1. Magnificência, ostentação, suntuosidade; 2. Pompa; 3. Qualquer coisa dispendiosa ou difícil de obter, que agrada aos sentidos sem ser uma necessidade; 4. Tudo queapresenta mais riqueza de execução do que é necessário para a utilidade. 5. O que é supérfluo, que passa aos limites do necessário; 6. Aquilo que apresenta especial conforto; 7. Capricho, extravagância, fantasia; 8. Viço, vigor; 9. Esplendor.
Em O novo luxo, Castilho e Villaça (2006) propõem como definições tradicionais do luxo algumas noções que giram em torno de supérfluo, raridade, preço,boa qualidade, marca de prestígio. Afirmam que tais conceitos não podem ser considerados como totalmente claros. Para isto, seria necessário pensar em como foram construídos.


Para D’ Angelo, luxo é:
... Caro, raro, esteticamente bem elaborado, tem uma aparência particular reconhecível, diferente do convencional “.
Luxo é o melhor que se pode obter em...
tracking img