Viroses

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1385 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Viroses
 AIDS (Síndrome da Imuno Deficiência): Ovírus possui RNA e invade e destrói células de defesa do organismo, sao elas os linfocitos T auxiliadores(CD4) que ativam os outros linfocitos defensores do corpo. Esses estimulam a produção de anticorpos e tambem estimulam a produção de anticorpos e também da fagocitose de corpos estranhos ao organismo, por isso a destruição dessas célulasacarreta a falência do sistema do organismo.
O paciente, com o sistema imunológico debilitado, fica exposto as chamadas infecções oportunistas provocadas por bactérias, fungos e protozoários.
A transmissão se faz por meio de transfusões de sangue de pessoas contaminadas pelo HIV, uso de instrumentos contaminados, relações sexuais uma vez que o vírus presente no esperma ou em secreções vaginais penetrapor microfissuras formadas durante o ato sexual nos tecidos do reto, pênis ou mucosa vaginal. O vírus pode passar também através da vida intraulterina ou por amamentação.
O combate a AIDS se faz por meio de informações e profilaxia. O uso de preservativos; o controle de qualidade em transfusões de sangue; o uso de instrumentos descartáveis e/ou esterilizados sao alguns modos de profilaxia. Amulher infectada, na gestação, se fizer o uso do AZT junto com o recem nascido e substituir a amamentação podem reduzir o risco na transmissão vertical.

 DENGUE: O vírus tem RNA e no Braisl é transmitido ao homem pela picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti, possuindo dois tipos da doença.
-Dengue Clássica: manifesta-se pelo inicio súbito de febre, com duração de 4 a 5 dias, acompanhada deprestação, dores de cabeça, aumento de gânglios linfáticos, dores musculares e dores nas articulações ósseas. Esta é tratada com repouso, ingestão de líquidos e uso moderado de antitérmicos à base de Paracetamol. Nao devem ser usados medicamentos copostos por acido acetilsalicilico, cuja ação anticoagulante pode ocasionar sangramentos.
-Dengue Hemorrágica: além dos sintomas da dengue clássica,tambem ocorrem hemorragias intestinais ,vômitos e inflamação do fígado. Nessa, tortamente pode exigir a aplicação do soro, plasma e mesmo transfusões de sangue, nas manifestações mais graves, em que os pacientes devem ser internados para um melhor acompanhamento medico.
A profilaxia da doença reside no combate aos vetores, isto é, aos mosquitos transmissores. Nao deixar agua parada em lugarespropícios à reprodução das fêmeas, usar inseticidas e telas protetoras em portas e janelas.
Os ovos sao muito resistentes à dessecação, podendo permanecer por mais de um ano no meio ambiente. Após o contato com a agua, as larvas podem eclodir em 15 minutos.

 CATAPORA: possui DNA e é transmitido por meio de goticulas salivares. Os vírus penetram no organismo pelas mucosas da via respiratoria,causando febre, prostração e dores de cabeça. Após 2 ou 3 dias surgem pequenas manchas vermelhas na pele, que se manifestam junto com uma incomoda coceira que nao deve ser estimulada para que nao ocorra uma contaminação bacteriana. Atualmente ja existe vacina para a doença.

 CAXUMBA: O vírus possui RNA e é transmitido por goticulas de saliva, secreções nasais e por objetos contaminados. Esses passampara as glândulas parótidas e causam sua inflamação, mais raramente o virus pode passar para a corrente sangüínea e atingir alguns órgãos. Se previne com a vacina.

 FEBRE AMARELA: O virus possui RNA e sao transmitidos por mosquitos fêmeas dos gêneros Aedes(no meio urbano) e Haemagogus(no meio rural). A doença compromete vários órgãos, como o baço, o fígado, rins, medula óssea e gânglioslinfáticos. A pessoa apresenta febre alta, calafrios, dor de cabeça, prostração, seguidos de vômitos, dores musculares e bradicárdia. Surge tambem hemorragias e hà comprometimento renal e hepático, que dão aspecto amarelado(icterícia) . A profilaxia se da pelo combate aos mosquitos transmissores da doença e pela vacinação.

 GRIPE: O vvírus dessa doença sofre diversas mutações (as alterações...
tracking img