Violencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1088 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de Ensino Presencial Conectado
serviço social

adriana regina cordeiro
KATIANE DE ALMEIDA ROCHA CAVALCANTE
MARIA RISOMAR DE FREITAS FRANÇA
MARISANGELA BENINCA MAZIOLI CONDAQUE
RAIMUNDA BORGES DA SILVA
SANDRA CRISTINA OLIVEIRA COELHO ROCHA

VIOLÊNCIA

Porto Velho
2011

adriana regina cordeiro
KATIANE DE ALMEIDA ROCHA CAVALCANTE
MARIA RISOMAR DE FREITAS FRANÇA
MARISANGELABENINCA MAZIOLI CONDAQUE
RAIMUNDA BORGES DA SILVA
SANDRA CRISTINA OLIVEIRA COELHO ROCHA

VIOLÊNCIA

Trabalho apresentado a disciplina de Oficina de Formação – Questão Social da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Prof(a): Daniela Sikorski

Porto Velho
2011

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 VIOLENCIA 4
2.1. LEVANTAMENTO DE DADOS 4
2.1.1. A CONTEXTUALIZAÇÃO SOBRE A VIOLÊNCIA 42.1.1.1. TIPOS DE VIOLÊNCIA 4
2.1.1.2. A VIOLÊNCIA EM NOSSO MUNICIPIO 6
3 CONCLUSÃO 7
4 REFERENCIAS 8

INTRODUÇÃO
Um dos problemas mais complicados e difíceis de solução é a violência, que aparece em todos os sentidos, cujos estudiosos do assunto não encontraram maneiras para solucioná-lo, ou pelo menos diminuí-lo, quer seja dentro no lar, no trabalho, nas ruas, ou em qualquer lugar ondeestivessem seres humanos interagindo. A violência se apresenta não somente no relacionamento entre as pessoas de pensamentos contrários, também dos seres humanos com respeito aos animais, às plantas, bem como das pessoas para consigo mesmas, e algumas outras formas mais, que não se imagina como se processa.
Neste sentido, pretende-se neste pequeno trabalho mostrar a origem desta questão, desde quandotemos noticias desta problemática, conceituá-la, e apresentar a questão em nosso município.

VIOLÊNCIA
2.1 LEVANTAMENTOS DE DADOS

Até hoje não existe exatidão de como surgiu, mas sabemos que até Jesus foi vitima da violência humana, a bíblia relata inúmeras lutas e guerras travadas pela buscar do poder religioso e da supremacia sobre os povos e nações. No decorrer da historia da humanidadetodos os que decidiram lutar pela paz e por um mundo melhor sofreu violência dentre eles podemos citar Marcus Luter Qing, Gandy, Chico Mendes. A revolução armamentista do mundo capitalista, os holocaustos sofridos pelos Judeus e pelos negros, as duas guerras mundiais, as colonizações, explorações e cruzadas. A violência é um marco na historia.

* 2.1.1. A CONTEXTUALIZAÇÃO A VIOLÊNCIAViolência é um comportamento que causa dano a outra pessoa, ser vivo ou objeto. Ela invade a autonomia, integridade física ou psicológica e mesmo a vida do outro. Ou seja, é o uso excessivo de força além do necessário ou esperado.
Identificar a violência física é fácil. De um tapa, a um espancamento a agressão é nítida. O restante é mais complicado de se notar, mesmo quando se tem a informação.
Nãoexistem no momento estudos conclusivos sobre a violência no Brasil. Nem o assunto deixa de ser pouco complexo. Ele é realmente muito complexo e existem inúmeras explicações Desde as causa da violência até as soluções possíveis de serem implementadas.
A violência é considerada milenar, pois existe na Idade Antiga, Média, Moderna e Contemporânea.

TIPOS DE VIOLÊNCIA
* Violência cultural
*Violência contra a mulher
* Violência infantil
* Violência Espontânea x Institucional

A violência pode ser:
* Violência física
* Violência psicológica
* Violência sexual
* Violência verbal

Violência Espontânea: É constituída de pequenos atos e provocações e as vezes causa vergonha e arrependimento quase que imediatamente após cessar.

Institucional: è trabalhada ecuidadosamente adaptada a situação é empregada por grupos sociais de maneira sancionada, ou pelo menos é tolerada sem grandes problemas. Usa-se de propaganda para vender uma suposta naturalidade, visando maior aceitação. Ela é típica de guerras, pois nenhuma guerra se sustenta sem a aceitação por parte do povo.

 Violência Física A violência física é o uso da força com o objetivo de ferir,...
tracking img