Resenha de o diabo veste prada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1040 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise crítica de “O Diabo Veste Prada”

Inspirado na obra e experiência pessoal de Lauren Weisberger, O Diabo Veste Prada gira em torno da arrogante Miranda Priestly, alter ego da influente Anna Wintour, editora de moda da revista Vogue americana, com um pano de fundo que revela os bastidores do universo fashion e os mecanismos que regem os editoriais de moda.

Meryl Streep nopapel de Miranda Priestly e seu alter ego Anna Wintour
Na trama, Miranda, em uma interpretação impecável de Meryl Streep, trabalha como gestora na Revista Runway, submetendo e humilhando suas funcionárias em uma equipe não democrática hierarquicamente, assim como a todos que no ramo da moda a temem e se submetem a ela, uma vez que a editora parece comandar os destinos de grifes e estilistas nomercado. Tem características de centralizadora e exigente, e delega tarefas conforme as competências de cada um, pois apesar de submeter os colaboradores a tarefas “impossíveis” é deste modo que testa as pessoas a fim de conhecer o perfil de cada um, o que pode extrair de cada pessoa.
Emily, encenada pela atriz coadjuvante Emily Blunt, é a 1ª secretária de Miranda, extremamente competente eperfeccionista, sacrificando sua vida pessoal pelo trabalho. Realizando todos os dias as mesmas coisas exatamente como Miranda gostava, não traz nenhuma inovação para si ou para a empresa. Ela dificulta o trabalho em equipe sem ensinar às pessoas contratadas. No princípio ela enxerga na figura de Andrea uma ameaça ao seu emprego, atribuindo-lhe críticas e menosprezando suas habilidades. No final do enredo,Andrea consegue cativá-la mantendo o bom relacionamento interpessoal no dia-a-dia, e usa de muito bom humor, característica fundamental que faz a diferença entre um profissional e outro.
Andrea, vivida pela atriz Anne Hathaway, é a jornalista recém-formada em busca de uma oportunidade de trabalho, com inúmeras expectativas e um total desconhecimento do meio fashion, ela desembarca em Nova Iorquee é contratada para atuar na maior revista de moda. Já na entrevista sua postura simples não foi adequada ao perfil da vaga e ao ambiente e, além disso, sequer procurou certificar-se dos dados da organização para qual estava se candidatando, percebendo que seria necessário mais iniciativa e determinação para vencer aquele desafio. Como 2ª secretária de Miranda, recebe ordens de Emily. Todos amenosprezam, pois Andrea se recusa a adotar os valores e adota um estilo totalmente pessoal e despojado, como uma crítica literal ao figurino feminino, confrontando este ambiente requintado de uma nova cultura organizacional. Apesar de este cargo ser visto internamente com desdém, é cobiçado por inúmeras profissionais.

Miranda: “Você não tem estilo nem senso de moda”
Andrea: “Acho que issodepende de...”
Miranda: “Não, não, isso não foi uma pergunta.”
Trecho da cena de entrevista de Andrea por Miranda, demonstrando o despreparo da candidata em relação à buscar um emprego focando o negócio a que se propõe.

Nigel, interpretado pelo ator Stanley Tucci, tem um importante papel no crescimento de Andrea, pois ele a influenciará tanto no modo de se vestir quanto na sua posturaprofissional, não permitindo que ela misture suas emoções com suas atribuições.

Nigel influenciando o comportamento de Andrea, demonstrando que as pessoas são adaptáveis e quando querem conseguem superar seus próprios limites.
À Andrea são transmitidos os piores encargos, mas gradualmente ela conquista a confiança de sua chefe transcendendo o potencial de Emily, todavia sendo cobrada por seu namorado eamigos que não mais têm espaço em sua vida atribulada.

Andrea bastante ocupada com as tarefas por vezes exorbitantes que Miranda lhe atribui.
Analisando o perfil gerencial de Miranda, observamos que apesar de ser uma mulher temperamental, ela assume tarefas normalmente destinadas aos homens, por exemplo, o posto de gestora, que seria visto com mais naturalidade na figura de um homem....
tracking img