Violencia verbal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1016 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Violencia verbal

A violência verbal consiste em agredir directamente sem uso de força física. Um agressor pode agredir pelo que diz ou pelo que não diz.
Um agressor verbal pode também ofender moralmente o agredido. Criticando o seu trabalho, o corpo, ou a forma de realizar determinadas tarefas.
Como reconhecer a agressão verbal. “Meu namorado/chefe/mãe/pai/filho/etc. me trata mal” este podeser o pensamento consciente ou inconsciente de uma pessoa que sofre agressão. Lembrando que a agressão não precisa ser física, na verdade uma muito que acontece muito é a agressão verbal, aquela que utiliza as palavras para ferir a vítima.
Muitas vezes os agressores são pessoas com as que se tem uma convivência frequente, e na maioria dos casos, nenhum dos dois (agressor e vítima) se dá conta deque está vivendo o fenômeno da violência verbal, um crime previsto pela lei. Como saber si você está sendo vítima? Alguns indicadores podem ajudar:
Você se sente mal sem saber por quê depois de uma conversa
A pessoa escolhe lhe fazer sentir mal de preferência quando não há ninguém por perto
A pessoa zomba de você o tempo todo, só ou na presença de outras pessoas
A pessoa desvia sempre otema de que você está falando
Insultos, depreciações constantes, gritos, ironias, “brincadeiras”, alfinetadas, ameaças, acusações, negação
É comum que a vítima de uma agressão verbal pense que está ficando paranóica, já que o agressor verbal com frequência comete o ato dissimuladamente, por exemplo
Lançando indiretas,
Falando baixinho para o outro não entender,
Respondendo tardiamente umapergunta ou
Simplesmente ignorando a pessoa.
Isto é uma estratégia para poder negar que está sendo agressivo. Outra estratégia é justificar uma agressão direta:
Dizendo que ficou nervoso
Não se lembrando do ocorrido
Culpando a vítima pela sua conduta
Dizendo que disse o que disse pelo bem da vítima (que acaba acreditando no agressor e se culpabilizando)
Tirando importância ao acontecidoA culpa é um sentimento frequente, a agressão verba tem como objetivo essencial diminuir qualquer confiança própria da pessoa que está sendo agredida, conseguindo assim controle sobre ela. A pessoa que é agredida começa a pensar que está louca, que todos os insultos são verdade, e que se ela é agredida é porque merece.
A pesar de não deixar marcas a violência verbal é muito grave para a saúdefísica e mental, e pode até matar. Denuncie qualquer agressão sofrida por você ou por qualquer pessoa de que tiver conhecimento.
Você ficou sem entender bem o que aconteceu – conversou com uma pessoa que a tratou de maneirá ríspida, grosseira. Tentava provocá-la a todo instante, mas só você percebia. Não, você não está ficando paranóico, a violência verbal infelizmente existe e pode estar em qualquerlugar. A transgressão das regras verbais, um assunto que merece nossa reflexão, é invisível para muitos por não expor marcas físicas. Não obstante, as suas cicatrizes podem destruir vidas, se assim você for se deixar levar por elas. E ainda que passe socialmente despercebida e que seja tolerada para não romper estruturas, temos de discuti-la.
A violência verbal pode também estar camuflada, sendomais comum do que podemos imaginar e a todo instante estamos sujeitos a recebê-las. E o que dizer da agressão verbal direta! Sabemos que as palavras tem poder para alegrar assim com tem poderes para machucar e são piores do que a agressão física, pois deixam marcas, as vezes, para sempre!
Na vida familiar as vezes é pouco reconhecida tornando assim comum entre o marido e a mulher, passando porseus filhos. Assim a violência praticada na fala, como usar palavras de baixo calão e falar com tom de voz elevado, em meio ao silêncio, sob domínio do medo, fragiliza as pessoas-agredidas. Embora esse tipo de agressão não tenha marcas evidentes, é tão grave quanto o ato físico. Temos de dizer um basta a esse tipo de atitude. Não basta chocar-mos-nos com atos de descriminação que incluem...
tracking img