Teste testiculo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
testetteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeUniversidade Federal de Pernambuco
Metodologia e expressão Técnico Científica – if676

Computação em nuvem abordagem energética

Recife
Outubro de 2010
Resumo da Monografia - Cloud Computing

Esta monografia visa apresentar um breve estudo do novo conceito de computação em nuvem. Em se tratando de uma nova tecnologia terá foco no estudo de suanecessidade, motivação de uso e principalmente a sua eficiência. Discutindo sobre os serviços oferecidos atualmente, a segurança a eles aplicada e a sua eficiência energética. No final, será analisada como essa nova tecnologia se comportará ou se vai ser duradoura.

Sumário
1.1. Serviços oferecidos 5
1.2. Segurança 6
1.3. Quanto é o consumo de energia de um sistema de computação em nuvem 7
1.4.Computação em Nuvem Vs. Computação convencional. 8

Introdução

A computação em nuvem está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, por isso realizaremos um estudo que visa discutir a eficiência energética aplicada à computação em nuvem, além disso, discutiremos alguns aspectos que envolvem a segurança em atividades que rodam em rede.

Aspectos Funcionais

Por se tratar de umatecnologia nova a computação em nuvem praticamente não tem passado, mas podemos comparar com Sistemas Distribuídos. Conceito antigo que bem descrito em [5]. Um sistema distribuído trabalha para o usuário final como se fosse um único sistema, mas se trata de vários computadores diferentes que compartilham uma infraestrutura de rede. A computação em nuvem faz uso de princípios de sistemas distribuídospara poder funcionar. Um usuário de algum serviço de que usa computação em nuvem, pode não saber em que máquina ou servidor o seu arquivo está. Num futuro não muito distante, é esperado como tendência que os computadores finais, não tenham ou tenha apenas o mínimo de armazenamento local [3]. Assim dispositivos móveis, como celulares, e computadores ficariam cada vez mais próximo um do outro.Basicamente a computação em nuvem pretende facilitar a vida do usuário, fazendo que seus arquivos fiquem disponíveis em qualquer plataforma que ele venha a usar, como é explicado na figura 2.1, o que nos leva a questionar sobre a segurança envolvida, privacidade, a pertinência dos dados na rede, e em especial para a nossa pesquisa, como será gerido o consumo de energia desses servidores.
[pic]
Figura2. 1 – Como funciona uma rede na nuvem

1 Serviços oferecidos

A computação em nuvem já dispõe de uma grande variedade de serviços, muitos dele de forma mascarada, tais como o webmail, serviços que terceirizam a utilização de correio eletrônico, discos virtuais, e até mesmo sites que executam tarefas predeterminadas, gastando poder de armazenamento, processamento e consumo apenas no servidor[2].
A demanda por serviços em nuvem em empresas [4], tornou possível o surgimento de mais um novo ramo da computação em nuvem exclusivamente B2B(Business to Business) serviços de migração, onde uma empresa que está fazendo uma atualização em seu sistema de nuvem, ou mudando de provedor, pode contratar esse serviço que será feito por uma empresa que dispõe de armazenamento e segurança pararealiza essa transação, e que fará em menor tempo, pois tem conexões dedicas ou até mesmo diretas entre as nuvens.
O Google, empresa que iniciou suas atividades como um catalogo de site, sendo bem modesto na descrição, já disponibiliza um serviço que mais demonstra o funcionamento da computação em nuvem. Destinada a programadores e a “hard users” o Google app engine, descrito na figura 2.2, permiteque você crie um programa ou um site usando as tecnologias do Google Code, que por enquanto aceita programação em Python e Java. Esse serviço oferece gratuitamente até cinco milhões de acessos por dia, qualquer quantidade acima disso será necessário adquirir o serviço avançado.
[pic]
Figura 2. 2 – Funcionamento do Google App Engine [2]
Existem diversos serviços que são oferecidos, como...
tracking img