Violencia na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5358 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
No primeiro momento mostraremos toda a controvérsia sobre este tema e apresentaremos quase toda a importância para a sociedade, uma vez que tais fenômenos estão cada vez mais presentes na relação entre escola e a violência.
Este assunto desperta entre a sociedade brasileira, e podemos dizer até mundialmente, muito interesse, pois existe uma tendência entre as pessoas procurarclassificar a violência escolar como caso de polícia. Isso ocorre, provavelmente, devido à tamanha violência que se enxerga com os resultados das discussões no âmbito escolar.
A violência escolar está presente em todas as classes sociais e será irrelevante o grau cultural, nível econômico, índice de respeito às normas pelo povo, não importando o seu esclarecimento cívico, pois qualquer pessoaparticipante de grupos sociais organizados estará sujeito a agressividade no âmbito escolar o que significa poder para alguns alunos que, por muitas vezes, não são entendidos e ao menos respeitados.
Nunca se falou tanto de violência escolar como nos últimos tempos. A comunidade escolar e a sociedade estão cada dia mais abrindo seus olhos e mentes para tentar solucionar divergências antes que se cheguea um caso de violência escolar.
Um dos maiores motivos da violência na escola é o conjunto de preconceitos que existe entre educandos, educador e entre a comunidade em geral. As diversas classes sociais são também fatores que predominam, uma vez que a miséria é motivo de aquecimento do “caldeirão” que somente se agrava e gera mais violência.
No Capítulo 1, demonstraremos que a violência escolaré uma realidade que devemos tratar com muito cuidado, pois estamos lidando com pessoas que estão em formação que são afetadas por esse processo de turbulência dentro das escolas.
No Capítulo 2, trataremos de buscar os pensamentos de alguns autores que já analisaram a questão e o relato de experiências de êxito em outras escolas, e as diversas maneiras de tentar buscar soluções para tentarextinguir com a violência no âmbito escolar, muitos educadores em conjunto com a comunidade tentam encontrar formas e elementos que venham a reduzir os casos de agressões verbal e físicas que fazem vítimas em todos os lados.
Assim, o que se pretende mostrar com o presente trabalho é a realidade de uma escola da periferia de São Paulo e demonstrar as práticas utilizadas por professores de outras regiõesdos estados do Brasil e do país como a Bolívia, que encontraram elementos que reduziram ou até que extinguiram com a violência em suas escolas. Com isso pretendemos contribuir para identificação das origens das manifestações de violência da escola Profª Sumie Iwata, bem como pretendemos apresentar uma proposta de envolvimento da comunidade na busca de solução para um melhor ambiente na escola.Investigaremos os resultados das buscas de soluções dos conflitos escolares que começou já há muito tempo, e está ocorrendo para atender as crianças e os adolescentes na faixa etária entre 12 e 17 anos que enfrentam situações de muitos conflitos no ambiente escolar como também em suas residências.
Seu objetivo é estimular os efeitos do diálogo e da tolerância em ambientes de agressividade. É umaaposta de todos por mudanças dos índices de violência, dos primeiros ciclos escolares até que possa atingir o ambiente familiar, social e cultural.
No mundo contemporâneo, encontramos a notória dificuldade das pessoas que têm a pretensão de mudanças culturais em abordar de maneira pacifica qualquer conflito, levando em conta o papel fundamental que a educação tem que conduzir necessariamente a umadiscussão sobre a idéia de vida e o sentido que tem o conflito para o ser humano.
Existem diversas ações intermediadas por professores que utilizam alguns modelos de trabalhar com a comunidade educativa. A entrega de ferramentas pedagógicas para transformar os conflitos através do reencontro com o diálogo e a concentração de um ambiente onde exista o respeito um pelos outros e a tolerância com...
tracking img