Norbert elias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (473 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Segundo Norbert Elias, o estudo sociológico das teias de interdependência indica que as coerções ou forças sociais têm origem na própria teia de interdependência formada pelos indivíduos. O estudiosorefuta, assim, qualquer concepção de que tais forças coercitivas têm caráter objetivo acima e para além dos próprios indivíduos.

Desse modo, a relação entre o indivíduo e as estruturas sociaisdeve ser analisada e concebida como um processo. Ou seja, "estruturas sociais" e "indivíduo" (ou seja: "ego" e "sistema social") são aspectos diferentes, mas inseparáveis, cuja análise deve recair sobreas teias de interdependência humanas que formam as configurações sociais.

Elias também se preocupou em explicar as motivações que levam os indivíduos a construírem teias e cadeias deinterdependência. Em outras palavras, qual a gênese das disposições básicas?

De acordo com a teoria sociológica, desde o início de suas vidas os homens existem em interdependência; e uma parte da teia deinterdependência tem origem nas necessidades biológicas dos seres humanos, que desde os primeiros momentos de suas vidas necessitam dos cuidados e da atenção dos próprios pais.

Entretanto, uma grandeparte das teias de interdependência advém de necessidades recíprocas, socialmente geradas, tais como a divisão do trabalho, a competição, as ligações afetivas, entre outras.
O processo civilizadorComo Norbert Elias explica a mudança social? Segundo ele, a mudança social decorre do fato de que as cadeias de interdependência modificam-se. A teoria sociológica denomina esse processo dediferenciação e integração.

As cadeias de interdependência se tornam mais complexas - e à medida que o grau de complexidade aumenta, antigas formações sociais são solapadas por uma nova. Esse é o critério paracaracterizar diferentes formações sociais, que dão origem a uma nova estrutura de mentalidade.

O que Elias chama de processo civilizador nada mais é, portanto, do que o reflexo direto das...
tracking img