Vinho madeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3928 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Análise histórica do vinho madeira

A história do vinho madeira inicia-se com a descoberta da ilha da Madeira, os seus colonizadores eram membros da nobreza e proporcionaram a vinda de trabalhadores e artesãos originários do norte de Portugal e com estes atribuíram privilégios para quem colonizasse a ilha, igualmente foi realizado um aliciamento a empresários da Europa, que rapidamente seaperceberam das potencialidades da Madeira na exploração de mercados de exportação.

A produção de destacou-se na área dos açúcares, do trigo e pelos registos históricos embora sem grande exactidão, pensa-se que a plantação de vinha foi efectuada pelo ano de 1450 a mando do Infante D. Henrique, originárias de Creta (Ilhas Gregas).

De salientar que após cerca de 30 anos da descoberta da ilha daMadeira, os produtores de vinho madeira já eram capazes de exportar.

Ao longo do século XV, a expansão da área de cultivo da vinha foi aumentando, consequência directa do aumento das exportações, outro dado significativo no aumento da produção foi a descoberta da América por Cristóvão Colombo. Sendo posteriormente a zona demográfica juntamente com as Índias onde as exportações sofreram umincremento notável.

Ao longo dos séculos foram vários os factores que levaram ao incremento das produções, sendo o mais expressivo o decréscimo verificado da capacidade competitiva na produção de cana-de-açúcar perante outros mercados nomeadamente o brasileiro; outro factor deveu-se ao facto dos comerciantes de vinho madeira serem na sua grande maioria ingleses, levando a uma posição privilegiadapara o comércio com as Américas. Outro dado importante foi no século XVIII onde foi celebrado o tratado de Methuen (1703) entre Portugal e Inglaterra, no qual os vinhos portugueses pagavam menos um terço de direitos aduaneiros ao entrar em Inglaterra.

Um dado curioso foi que a celebração da Declaração de Independência dos Estados Unidos da América, a 4 de Julho de 1776, pelo seu primeiropresidente, George Washington, ter sido brindada com um cálice de vinho madeira.

Após estes acontecimentos surgiram outros que pela sua importância afectaram quer positivamente quer negativamente a comercialização do vinho madeira, tais como, a falsificação do vinho madeira; a introdução de duas novas técnicas contribui para melhorar a qualidade, sendo elas, a fortificação e a estufagem; a guerrade Independência dos Estados Unidos da América, que trouxe de volta à Grã-Bretanha muitos cidadãos ingleses, passando o mercado inglês a ganhar progressivamente uma maior dimensão nas importações do vinho madeira; a instabilidade na América do Norte decorrente da guerra civil de 1861 vai prejudicar as exportações do Vinho Madeira para aquele destino, apesar do vinho madeira estar com elevadosníveis de consumo na Inglaterra do pós-guerra, a verdade é que isso não foi o suficiente para colmatar a contracção do mercado americano.

E só a partir dos anos 80 começam a desenhar-se as tendências nos mercados de exportação, que não irão sofrer alterações significativas até aos nossos dias. A Revolução de 1974, e posteriormente a entrada de Portugal na União Europeia trouxeram um desenvolvimentoà Região que teve impactos no sector vitivinícola. Por um lado, o reforço do controlo em prol da qualidade passa a ser uma prioridade nas políticas governamentais e, por outro, assiste-se a um significativo e salutar desenvolvimento da indústria vitivinícola.

O século XXI inicia-se com o reforço da qualidade do vinho madeira com mais de 500 anos de história. Actualmente, os viticultores e oconjunto das empresas ligadas à produção e ao comércio do vinho madeira encontram-se fortemente empenhados na constante melhoria da qualidade deste vinho, procurando, desde a plantação da vinha até ao engarrafamento do Vinho, contribuir para a preservação da fama e prestígio do vinho madeira.

Actualmente a produção de vinho madeira é regulamentada pelos seguintes diplomas legais:

Portaria...
tracking img