Vigorexia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1051 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Distúrbios da Corporeidade: Vigorexia e drogas

Dr. Drauzio Varella


Vigorexia, ou transtorno dismórfico* muscular, um subtipo do transtorno dismórfico corporal, é um distúrbio já classificado como uma das manifestações do espectro do transtorno obsessivo-compulsivo. Em certos aspectos, vigorexia e anorexia nervosa são desordens semelhantes, na medida em que interferem na visão desvirtuadaque os portadores têm do próprio corpo. Diante do espelho, anoréxicos esquálidos e desnutridos se enxergam obesos, e os vigoréxicos se veem fracos, magrinhos, franzinos, apesar de fortes e muito musculosos. Ocorre predominantemente associado à prática de musculação e ao fisiculturismo, embora deva destacar-se que um fisiculturista não é necessariamente afetado por esta síndrome.

A autoimagemdistorcida leva os portadores de vigorexia à prática exagerada de exercícios físicos, em busca do corpo perfeito de acordo com os padrões de beleza impostos pelos valores da sociedade contemporânea.
Essa insatisfação constante com o próprio corpo e com a massa e força musculares fazem com que incorporem novos hábitos e comportamentos à sua rotina de vida. Vigoréxicos passam horas e horas nasacademias, sempre aumentando a carga dos exercícios. Paralelamente, introduzem alterações na dieta constituída basicamente por proteínas, passam a consumir suplementos alimentares sem orientação e recorrem ao uso de esteroides e anabolizantes.

Como o corpo que consideram perfeito é um ideal inatingível, em razão dos sentimentos de inferioridade e da visão deformada da própria aparência, essas pessoasestão mais sujeitas a desenvolver quadros de depressão e ansiedade.

Também chamada de overtraining, ou síndrome de Adônis, em referência ao deus grego da beleza, a vigorexia acomete mais os homens entre 18 e 35 anos. Isso não quer dizer que as mulheres não desenvolvam esse tipo de transtorno.


Sintomas
Em geral, os sinais e sintomas da vigorexia estão associados à imagem negativa edistorcida que o paciente tem do próprio corpo. Os mais importantes são cansaço, inapetência, insônia, ritmo cardíaco alterado mesmo em repouso, dores musculares, tremores, queda no desempenho sexual, irritabilidade, depressão, ansiedade e desinteresse por atividades que não estejam ligadas ao treinamento intensivo para atingir o que consideram ser o corpo perfeito.

A luta por esse objetivo sereflete na vida social, familiar e profissional. A pessoa se afasta dos parentes, amigos e colegas de escola ou de trabalho.  Sua atenção está toda voltada para a prática de exercícios. Na verdade, ela não se interessa por nenhuma atividade ou relacionamento que possam interferir em seu propósito de treinar duro durante todo o tempo.

Abuso de anabolizantes
O consumo crescente de esteróidesanabolizantes com fins puramente estéticos é associado a esta síndrome, o que levou países europeus a tratarem seu comércio com os mesmos critérios legais e penais do consumo de drogas psicotrópicas.

Aos esteroides, acrescentam-se o consumo de insulina, o hormônio do crescimento, assim como outras drogas com a mesma finalidade de anabolizante. Igualmente, existe o consumo de medicamentos de usoveterinário, especialmente para equinos, com os mesmo fins.
No quadro de obsessão por volume muscular, é comum o quadro de indivíduos do sexo feminino, que além do volume muscular extremamente grande, somam, pelo consumo de hormônios com caráter masculinizante (derivados, relacionados e modificados da testosterona natural ou sintética)

Sintomas do uso de anabolizantes
Os sintomas psicológicosincluem :

• Agressividade e raiva incontroláveis;
• Impulsividade;
• Ciúme patológico;
• Episódio maníaco;
• Delírios (geralmente de superioridade ou inferioridade);
• Confusão mental;
• Dificuldade de concentração;
• Problemas sexuais;
Problemas físicos incluem aumento de peso; aumento da massa muscular, tremores, acne, retenção de líquidos, virilização (mesmo em mulheres), dores...
tracking img