Vigorexia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (993 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Vigorexia:
A vigorexia pode ser considerada um transtorno dismórfico corporal, assim como a anorexia, mas com a dimensão da força em destaque. A vigorexia pode desenvolver obsessão por umcorpo musculoso
O que é Vigorexia?
A vigorexia é uma alteração no comportamento que se enquadra entre os transtornos dismórficos corporais. É uma desordem intimamente ligada a uma imagem distorcidado próprio corpo voltada também para a força. Alguns autores usam a terminologia Transtorno Dismórfico Muscular no quadro de transtornos obsessivo-compulsivos, outros comparam a Vigorexia à Anorexia,no sentido de que ambas seriam patologias narcisistas. Há autores que atentam para a ausência de critérios diagnósticos para validar essas denominações.
Os indivíduos vigoréxicos usualmente sedescrevem como fracos, pequenos, mesmo tendo desenvolvido musculatura acima da média. Eles acabam desenvolvendo a dependência pelo exercício físico e uma espécie de obsessão pelo corpo musculoso, uma vezque nunca se satisfazem com a condição em que se encontram, ou seja, nunca se sentem suficientemente fortes ou musculosos.
A preocupação excessiva com a massa muscular compreende inúmeras alteraçõescomportamentais significativas na rotina, como: grandes períodos nas academias, levantamento de pesos cada vez maiores, uso de dietas comprometedoras como aquelas em que alguns alimentos sãopriorizados (proteínas, glicídios ou lipídios), o uso de suplementos alimentares ou ainda de esteroides anabolizantes.
Quais são as causas?
Dificilmente se pode falar em causas para problemas como avigorexia, uma vez que são inúmeras influências, onde podemos citar a produção cultural de padrões rígidos de corpo belo e sadio, que exercem uma pressão significativa na forma como as pessoas se percebem.Além disso, essa pressão acaba por determinar a inserção ou não do sujeito na sociedade e nos grupos de seu interesse, dificultando o desenvolvimento da autoestima e da sociabilidade sadias.
A...