Vida e obra de maria montessori

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3491 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DAYANE C AMPANINI RODRIGUES
GABRIELA SALOMONE DE ARAÚJO
MARISA TAKAHASHI MARANGONI
OHANA R. GALVÃO MENEZES
TAIS APARECIDA ESPÓSITO
THAIS C. CHAVES

VIDA E OBRA DE MARIA MONTESSORI

RIBEIRÃO PRETO
2012

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

VIDA E OBRA DE MARIA MONTESSORI

Reflexão apresentada a Universidade Paulista – Ribeirão Preto para realização de atividade da disciplina“Atividades Práticas Supervisionadas” – Sob a orientação do Professor Marcelo Araujo.

Dayane Campanini Rodrigues. RA: B47763-6.
Gabriela Salomone de Araujo. RA: B5580F-6.
Maria Takarashi Marangoni. RA: B27724-6.
Ohana R. Galvão Menezes. RA: B3725C-1.
Tais Aparecida Espósito. RA: B25EEB-4.
Thais C. Chaves. RA: T535JJ-6.

RIBEIRÃO PRETO
2012
SUMÁRIO

Epígrafe 04

RESUMO05

CAPÍTULO I - VIDA E OBRA DE MARIA MONTESSORI

1.1 Dados bibliográficos 06
1.2 Contribuições para a educação 07
1.3 O Método Montessori e sua prática pedagógica 08
1.4 Os doze pontos do Método Montessori 10
1.5 Material Dourado 11
1.6 A casa das crianças 12
1.7 As principais frases 13

Consideraçõesfinais 14

Bibliografia 15

"Durante toda a minha vida tenho proclamado a necessidade da liberdade de escolha, da independência de pensamento e da dignidade humana. Todavia, entendo que a verdadeira liberdade é aquela interior, que não pode ser ensinada. Não pode nem mesmo ser conquistada. Pode somente ser construída dentro de si, como parte da personalidade e, se istoacontece, não poderá mais ser perdida."
(Maria Montessori.)

VIDA E OBRA DE MARIA MONTESSORI

RESUMO

Maria Montessori (31/08/1870, 06/05/1952), primeira Mulher a frequentar e se forma em medicina na Itália, sua tese for baseada em Psiquiatria e foco no movimento feminista, e em 1898, nomeada Codiretora, da Escola Ortofrênica em Roma, de crianças com deficiência. Inaugura a “A Casa dasCrianças” modelo de todas as instituições Montessoriana. Publica o método da pedagogia que se torna conhecido internacionalmente. Abandona o trabalho como médica, se dedicando exclusivamente á Pedagogia, onde neste momento escolas publicas e italianas e suíça passam a adotar o seu método, após uma viagem aos E.U.A mais de 100 escolas passam a adotar o seu método. Durante aulas e cursos apresentamateriais pedagógicos específicos para crianças entre 6 a 11 anos. Uma de suas principais contribuições para a Educação foi os doze pontos do método Montessori. Suas principais obras contribui para formação na Educação. Traz também suas principais frases que foca em priorizar os anos iniciais dos alunos.

Palavras – Chave: Formação, Materiais Pedagógicos, contribuição, frases e obras.I. Maria Montessori – Dados Biográficos.

Maria Montessori nasceu em 31 de agosto de 1870, na cidade de Chiaravalle, na Província de Ancona, Itália. Fazia parte de uma família conhecida por ser bastante religiosa, conservadora e que defendia a ideia que a mulher deveria se dedicas a Deus. Em 1875 mudou-se paraRoma onde passou toda a infância.
Em 1892, opondo-se as crenças e vontades da família e principalmente a do pai, tornou-se a primeira mulher italiana a frequentar uma faculdade de medicina. De acordo com Kramer (1976), sua entrada na faculdade foi autorizada pelo Papa Leão XIII.
Em 1896, concluiu o curso superior na Universidade de Roma, com tese na área de Psiquiatria e foco no movimentofeminista, além de ser ativa em congressos pelos direitos das mulheres em Berlim.
Em 1898, é nomeada diretora da escola Ortofrênica de Roma, de crianças com deficiências mentais, onde Montessori e seu colega Giuseppe Montesano tem um envolvimento afetivo que resultou no nascimento de Mário, seu único filho, em 1900.
Em 1904, tornou-se livre docente pela Universidade de Roma e Obtém uma cadeira no...
tracking img