Transporte e armazenagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1913 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito de Logística
Desde inicio, no século III a.C., na Grécia, conceituavam-se que Logística é a arte de calcular (aritmética aplicada). Há milhares de anos, o conceito tem tudo haver com o principal propósito da Logística, nos conceitos atuais (redução de custo sem perdas de eficiência no atendimento e qualidade do produto). Enfim, a Logística por ser uma unidade de “despesas” é ainda aprincipal iniciativa de redução de custo de uma organização. Não se pode pensar em otimização dos recursos (produtividade), redução de custo, sem que não se pense em Logística antes. Daí a necessidade de aliar conhecimento, habilidade e atitude ao capital humano.
TRANSPORTE E ARMAZENAMENTO

O petróleo que é extraído dos poços, na terra ou no mar, é transportado através de oleodutos ou naviospetroleiros até os terminais marítimos - um porto especial para carga e descarga.

Outra etapa do processo é levar esse petróleo dos terminais até as refinarias, onde será processado e dará origem a gasolina, diesel, gás, óleo combustível, lubrificantes, asfalto entre outros derivados.

A empresa subsidiária Petrobras Transporte S.A. (Transpetro) é a responsável pelo transporte e armazenagem dopetróleo e seus derivados.
Transporte e armazenagem de petróleo e gás
Cada modalidade de transporte possui vantagens e desvantagens, mas nem todas possuem estrutura em todas as regiões do Brasil para operarem conforme o previsto. O planejamento logístico está na ponta das prioridades para a eficiência das operações analisadas no trabalho. Com novas descobertas e tecnologias surgindo na indústriapetrolífera, gradualmente, a excelência no setor de logística e cadeia de suprimentos estão mais exigentes, pois o tempo e a forma de como o produto são transportados tem grande influência nos custos finais e no atendimento total à demanda, pois esses produtos apresentam demanda continua e no caso de não atendimento, afetará muitos outros setores e inúmeras áreas da sociedade. Com o conceito decrescimento sustentável em todo o mundo, novas idéias e procedimentos estão sendo adotados pela indústria do petróleo que trata de fontes de energia não renováveis. Os riscos ambientais reduzidos pelas medidas de prevenção e gestão ambiental favorecem o desenvolvimento da indústria aliado a conscientização ambiental.
Como é feito esse processo
Um barril de petróleo bruto é composto por diversostipos de hidrocarbonetos. O refino de petróleo separa tudo isso em várias substâncias úteis. As refinarias combinam as várias frações (processadas e não processadas) em misturas para fabricar os produtos desejados. Por exemplo, as diferentes misturas de cadeias podem criar gasolinas com diferentes índices de octanagem.
Os produtos são armazenados no local até que sejam entregues aos diferentescompradores,

A Petrobras conta com as soluções integradas de logística e flexibilidade da Transpetro para atuar no transporte e armazenamento de petróleo, derivados, álcool e gás natural.
Todas as regiões do país estão interligadas por malha de mais de 11 mil km de oleodutos e gasodutos. Além disso, o transporte desses produtos também é realizado por uma frota de navios-petroleiros, próprios eafretados.
Outros aliados nessa tarefa são os terminais. Neles, é armazenado os produtos antes de enviá-los para as refinarias ou exportá-los.

Tanque de armazenamento
Tanques para armazenamento de petróleo e hidrocarbonetos líquidos tanque de concreto de grande capacidade para armazenamento de petróleo, derivados, álcool e biodiesel, formado pelo costado cilíndrico (1), em concreto protendido,com espessura constante e altura variável, engastado sobre sapata circular de concreto (2), e pelo fundo (20) constituído por laje de concreto armado (17), sendo a sapata circular (2) e a laje (17) apoiadas sobre o solo ou sobre estacas de concreto (16). O tanque é revestido, internamente, com chapas finas de aço (21) e coberto com teta fixo (24), com duas águas (46), em estrutura de concreto,...
tracking img