Acidentes em escolas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (373 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1.2 ACIDENTES EM ESCOLAS

Os acidentes escolares ocorrem, na maioria das vezes, devido ao grande numero de crianças no mesmo espaço físico e às atividades exercidas pelas mesmas, tornando oambiente propicio aos acidentes. As atividades dos alunos devem ser constantemente supervisionadas pelos profissionais da educação, especialmente nos horários dos intervalos entre as aulas, recreio, entradae saída da escola e durante atividades esportivas.
Os acidentes mais comuns em um ambiente escolar acontecem em playgrounds, durante as praticas esportivas e no transporte escolar no entorno dasescolas.
Para prevenir os acidentes nos playgrounds é importante que o responsável conheça o local. Os equipamentos devem ser apropriados à idade das crianças e estarem em bom estado de uso, semferrugens, quebrados ou com superfícies perigosas, obedecendo ainda ao Certificado da ABNT. Os brinquedos devem ser instalados em piso que absorva impacto, porque normalmente os numero de quedas são altos.Acontecem também estrangulamentos das crianças devido ao tipo de vestimenta que a criança esta usando, devendo assim utilizar nas crianças roupas adequadas.
Nas praticas esportivas devemos estaratentos ao condicionamento físico e psicológico de cada criança, verificando os equipamentos de segurança, o ambiente para a atividade e a presença de um supervisor que conheça as regras de segurança eque tenha um bom plano emergencial.
Quanto aos acidentes ocorridos no entorno escolar como atropelamentos, devemos ensinar ás crianças a ficarem na calçada e a evitarem qualquer brincadeira grosseira.Esperar que o veículo pare de movimentar para descerem e subirem no ônibus. Observar ao atravessar a rua e manter distancia dos veículos.
Outro tipo de acidente comum é o afogamento. Parapreveni-los é necessário que se faça a proteção das piscinas com cercas. Manter um profissional responsável nas mediações que esteja atento ao movimento.
Nos casos de asfixias, deve-se evitar que as crianças...
tracking img