Projetopronto 100914221138 Phpapp02

2775 palavras 12 páginas
VIVENDO, APRENDENDO E PREVENINDO
José Gabriel Maluf Soler1
Antônio Claret Caponi2
Ana Paula Brescancini Rabelo2
Juliano Silveira Baena3
RESUMO
Acidentes domésticos são comuns e responsáveis por um grande número de lesões ocorridas com crianças e adolescentes. Muitas vezes, atividades cotidianas e brincadeiras, no caso de crianças, são executadas sem os cuidados necessários por não ser dada atenção à atitudes de risco. Quedas, queimaduras, intoxicações, afogamentos e sufocações são responsáveis por um elevado número de ocorrências e internações nos hospitais. Assim, este projeto tem por objetivo desenvolver um material visando à educação de crianças e adolescentes para incentivar atitudes seguras no dia-a-dia. Pois, quando a criança aprende, desde cedo, a ter atenção para cada atividade que é, por ela, desenvolvida, por mais simples e cotidiana que essa seja, e a buscar atitudes seguras, ela leva este hábito a todas as suas atividades, reduzindo os acidentes ou minimizando seus efeitos ao longo de toda a vida. A fim de atingir esse objetivo, estão sendo desenvolvidas cartilhas abordando diferentes temas, relativos à segurança. Essas cartilhas serão distribuídas em escolas de ensino fundamental para serem usadas em aulas que tratem do assunto “segurança”. Serão oferecidas às escolas, orientações para o uso das cartilhas durante as aulas e palestras sobre o assunto.
PALAVRAS-CHAVE: Prevenção de acidentes. Educação. Segurança.

1 APRESENTAÇÃO DO PROJETO
Os acidentes domésticos são muito comuns, e mesmo tendo cuidado, alguns objetos e situações apresentam riscos, principalmente para as crianças.
As brincadeiras das crianças podem terminar em graves acidentes, internações em hospitais e, até mesmo, levar à morte. Afinal, elas não são capazes de avaliar o risco de brincadeiras com fósforos, caixas d´água ou panelas com água ou óleo quente. E, atitudes como essas, fazem com que, todos os dias, aproximadamente 270 crianças sejam hospitalizadas no Brasil por causa de

Relacionados