"Vida para consumo" - zygmunt bauman - resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2771 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“Vida para consumo” – Zygmunt Bauman
Introdução
* Caso 1 – Redes sociais: no cerne das redes sociais está o intercâmbio de informações pessoais. Os usuários ficam felizes por revelarem detalhes íntimos de suas vidas pessoais.
* Caso 2 – Sistemas informáticos estão sendo usados para classificar os clientes. “As empresas precisam identificar os clientes menos valiosos”. Porém a culpa nãoé da tecnologia, já que ela só faz pegar os processos em operação e torná-lo mais eficiente.
* Caso 3 – Imigração seletiva por dados computados, como: nível de inteligência e habilidade. As pessoas conseguem empregos em outros países por meio do nível de inteligência que alcança.
* Esses três casos tem um ponto em comum: as pessoas são estimuladas ou forçadas a promover uma mercadoriaatraente e desejável. E esses produtos são as próprias pessoas. São, ao mesmo tempo, os promotores das mercadorias e as mercadorias que promovem. São, simultaneamente, o produto e seus agentes de marketing, os bens e seus vendedores. O teste em que precisam passar para obter os prêmios sociais que ambicionam exige que remodelem a si mesmo como mercadorias, ou seja, como produtos que são capazes deobter atenção e atrair demanda e fregueses.
* Kracauer: pensador que observou a mudança do comportamento humano, na década de vinte, quando senhoras e senhores de idade tingiam seus cabelos e praticavam esportes para mantes a boa forma. Era a busca para manter a jovialidade e a beleza. Isso era chamado de liberalização.
* Jurgen Habermas: O Estado deve colaborar para encorajar oscapitalistas a gastarem seus dinheiro com mão-de-obra e torna-la atraente para seus compradores.
* O trabalho deve ser mantido de modo impecável, pronto para atrair o olhar de potenciais compradores.
* Novo perfil de empregado desejável pelas empresas: o empregado ideal seria uma pessoa sem vínculos, compromissos ou ligações emocionais anteriores e que evite estabelece-lo agora; uma pessoa pronta aassumir qualquer tarefa que lhe apareça e preparada para se reajustar e refocalizar de imediato suas próprias inclinações.

Capítulo 1 – Consumismo x Consumo
* “Revolução comsumista”: passagem do consumo ao consumismo, quando o consumo tornou-se especialmente importante para a vida da maioria das pessoas, o “verdadeiro propósito da existência”.
* Tipos ideias: segundo Weber, é o modelo do“consumismo”. Tipos ideais não são descrições da realidade, mas ferramentas usadas para analisa-la. É um instrumento de análise sociológica com o objetivo de criar tipologias puras, destituídas de tom avaliativo, de forma a oferecer um recurso analítico baseado em conceitos.
* Consumismo é um tipo de arranjo social resultante da reciclagem de vontades, desejos e anseios humanos rotineiros,transformando-as na principal força propulsora e operativa da sociedade.
* O consumismo é um atributo da sociedade.
* A revolução consumista diz respeito ao que “queremos”, “almejamos” e “desejamos” e como as substâncias de nossas vontades, anseios e desejos estão mudando no curso.
* A apropriação e a posse de bens que garantam o conforto e o respeito são as principais motivações dosdesejos e anseios na sociedade de produtores, um tipo de sociedade comprometida com a causa da segurança estável e da estabilidade segura. A sociedade de produtores for basicamente orientada para a segurança. Sendo a segurança a longo prazo o principal propósito e o maior valor, os bens adquiridos não se destinavam ao consumo imediato – pelo contrário, deviam ser protegidos da depreciação oudispersão e permanecer intactos.
* Apenas bens de fato duráveis, resistentes e imunes ao tempo poderiam oferecer a segurança desejada.
* O “consumo ostensivo” consistia na exibição pública de riqueza com ênfase na sua solidez e durabilidade, não em uma demonstração da facilidade com que prazeres imediatos podem ser extraídos de riquezas adquiridas, sendo pronta e plenamente usadas, digeridas...
tracking img