Vida de malba tahan

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (895 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Malba Tahan

Júlio César de Mello e Souza nasceu no Rio de Janeiro no dia 6 de maio de 1895 e morreu em Recife no dia 18 de junho de 1974, mais conhecido pelo heterônimo de Malba Tahan, foium escritor e matemático brasileiro. Através de seus romances foi um dos maiores divulgadores da matemática no Brasil.

Ele é famoso no Brasil e no exterior por seus livros de recreaçãomatemática, fábulas e lendas passadas no Oriente (Principalmente no Oriente Médio), muitas delas publicadas sob o heterônimo ou pseudônimo de Malba Tahan.

Seu livro mais conhecido, O Homem que Calculava, é umacoleção de problemas e curiosidades matemáticas apresentada sob a forma de narrativa das aventuras de um calculista persa à maneira dos contos de Mil e Uma Noites. 

Monteiro Lobato a classificou como: "…obra que ficará a salvo das vassouradas do Tempo como a melhor expressão do binômio “ciência-imaginação.”

Júlio César, como professor de matemática, destacou-se por ser um acerbo crítico dasestruturas ultrapassadas de ensino. "O professor de Matemática em geral é um sádico.”

“Sinto prazer em complicar tudo." – Dizia Júlio César.

Em 2004 foi fundado em Queluz - terra onde o escritorpassou sua infância - o Instituto Malba Tahan, com o objetivo de fomentar, resgatar e preservar a memória e o legado de Júlio César.

Júlio César viveu quase toda a infância na cidade paulista deQueluz. Seu pai, João de Melo e Sousa, e sua mãe, Carolina de Melo e Sousa, ambos os professores, tinham uma renda familiar apenas suficiente para criar os nove filhos. Quando criança, já dava mostrasde sua personalidade original e imaginativa. Gostava de criar peixes e já escrevia histórias com personagens de nomes absurdos como Mardukbarian, Protocholóuski ou Orônonsio.

Em 1905, retornou aoRio de Janeiro para estudar e cursou o Colégio Militar e o Colégio Pedro II. A partir de 1913, passou a frequentar o curso de Engenharia Civil da Escola Politécnica.

Júlio César passou a...
tracking img