Resumo de venture capital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4137 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Venture Capital and the Finance of Innovation Andrew Metrick

Prefácio O livro foi escrito para VC (venture capital), pois VC é um ótimo veículo para explorar as idéias de finanças – Risco e Retorno, Precificação, Opções de Compra de ações e Estrutura de Capital. Este livro não é a única parte importante para abrir uma empresa e conseguir capital através de VC mas este livro ajuda em muito acomo trilhar o caminho de conseguir capital através de VC. Existem muitos conceitos de finanças neste livro, e na prática não é muito utilizado. Na prática os conceitos de finanças não são muito utilizados pois o conhecimento e as ferramentas estão inacessíveis, por este motivo este livro deseja diminuir este gap.

Este livro é dividido em 4 (quatro) partes, 6 (seis) capítulos cada parte: 1. 2. 3.4. Relação entre risco e retorno; Avaliação (precificação) de empresas de alto crescimento; Análise da estrutura de Capital; Relação entre estratégia e financiamento.

Para obter sucesso, VCs devem ter conhecimento geral do negócio a todas suas disciplinas: marketing, administração, finanças, operações, accounting entre outras... Adicionalmente VCs devem ter conhecimentos específicos emindústrias de alta tecnologia. Desta forma não é possível cobrir todas estas áreas neste livro, e nem seria indicado tal procedimento. Este livro tem foco exclusivamente na área de finanças, especificamente em avaliação de investimentos em alta-tecnologia.

Capítulo 1 – A indústria de Venture Capital

Este capítulo irá informar sobre o que é VC (venture capital), o que faz, ou quais objetivos de umaempresa de VC, explorar um pouco da história da atividade de VC e revisar uma série de dados estatísticos sobre os investimentos das empresas de VC nos Estados Unidos da América.

O que é VC (Venture Capital)?

Venture Capital possui 5 (cinco) características principais:

1. VC é um financiador intermediário, significa que ele captura dinheiro de investidores e aplica diretamente em umportfólio de empresas; 2. VC direciona-se somente para empresas de capital fechado. Significa que uma vez feita o investimento por uma empresa de VC em curto-prazo não é possível vender ações ao público; 3. Empresas de VC adquirem voz ativa no controle da empresa, ajudando as empresas presentes em seu portfólio; 4. O objetivo principal de uma empresa de VC é maximizar o valor da empresa para umaposterior IPO (initial public offerings, ou oferta inicial ao público a já conhecida abertura de capital na bolsa de valores); 5. Empresas de VC investem para gerar crescimento na empresa.

Estas características definem VC como intermediários financeiros, similares aos bancos porque os bancos pegam dinheiro de pessoas e redirecionam para negócios outras pessoas. Empresas de VC coletam dinheiro deinvestidores e realizam investimentos em um portfólio de empresas. Empresa de VC geralmente foca em empresas jovens, investe dinheiro no seu crescimento e realiza a saída quando a empresa estiver madura. Geralmente empresas de VC são formadas por um grupo seleto, ou limitado, de pessoas que atuam como um GP (General Partner, ou Parceiro). Se todo o processo de compra e venda ocorrer de forma normal, aganho de capital feito pela empresa de VC retorna os ganhos para as pessoas que formam o GP. VC é erroneamente comparado a Angel Investors (investidores anjo). Angel Investors são chamados de anjos justamente pois atuam como empresas de VC mas são pessoas físicas que usam o próprio dinheiro para investimento e por este motivo não satisfaz a característica número 1.

A segunda característicamolda empresa de VC como empresas de Private Equity (PE). Empresas definidas como Public (públicas, ou capital aberto) são empresas com capital aberto na bolsa, e isso implica em divulgação de resultados, relatórios fiscais, detalhamento de operações financeiras, procedimentos não necessários para empresas definidas como Private (privadas, ou capital fechado). Private Equity são considerados...
tracking img