Capital de risco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1024 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ANÁLISE E ELABORAÇÃO DE PROJETOS



HELDER MARCOS
LAURO PISSOLATI
VANESSA CHEBLI

JUIZ DE FORA
2012

Case empresa Cremer S.A

Resumo
Há cerca de doze anos emergiu no país uma geração de gestores de investimento de Private Equity e Venture Capital. Private Equityrefere-se a investimentos em ações de empresas não listadas em mercado publico de valores, independendo de estrutura societária. Analisando sob o aspecto de risco e retorno, obtêm-se índices mais elevados do que outras categorias, tendo em vista retorno de longo prazo e baixa liquidez, alem é claro, das assimetrias de informação. Venture Capital pode ser definido como o capital de risco que uminvestidor injeta em um negócio para se tornar parte societária do mesmo.
O case em questão é baseado em uma empresa fundada em 1935, atuante no ramo de cuidados com a saúde e higiene e que passou a atuar junto a um fundo de investimento à modalidade de Private Equity, revelando assim, o crescimento destes fundos de participação no mercado brasileiro. A operação foi realizada de forma mista,proporcionando saída na participação nos fundos de PE, na operação secundaria. Tem-se um negocio rentável para os vendedores, bom para a empresa e seus stakeholders.


Palavras-chave: Private Equity, Venture Capital, Risco e Retorno.

1- Introdução

De acordo com Famá e Grava (2000), a estrutura de capital possui decisivo caráter nas organizações. Para outros estudiosos a estrutura de capital nãoé capaz de afetar o valor da empresa no âmbito de mercado (MODIGLIANI; MILLER, 1958). Porém, é de opinião comum que com o intuito de se obter uma relação mais estreita com os stakeholders, atualmente a modalidade de aplicação de fundos de participações para financiamento e diversificação de investimentos nas empresas tem papel fundamental. Podemos citar de acordo com Cavalcante Filho e Misumi(2001) que os fundos de Private Equity e Venture Capital, têm como principal mecanismo alimentar as empresas de capital, realizando alavancagens em rentabilidade e crescimento.
De acordo com Carvalho, Ribeiro e Furtado (2006), Venture Capital e Private Equity são compostos por quatro participantes: organizações gestoras, veículos de investimentos, investidores e empresas investidas.

Pode-se notarsob os veículos e gestores certo grau de governança, a qual varia diretamente proporcional ao tipo de sistema financeiro de cada país, sendo menor o grau de liberdade para países com mais conflitos na parte financeira. Porém, de acordo com o esquema citado acima, não há interferência nas empresas investidas, sendo um papel exclusivo dos gestores.

2- Objetivo

O artigo procura demonstrar aimportância de uma estrutura adequada de capital, bem como comprovar a relação desta com os benefícios para a gestão da organização. Além disso, a proposta foi apresentar mais especificamente, a atuação de um PE no Brasil (tendo em vista os problemas enfrentados no país a respeito do desembolso de créditos de longo prazo), a partir de uma empresa com um ciclo completo de investimento, incluindomodificações societárias e profissionalizantes na tomada de decisão e gestão da empresa.

3- Contexto histórico

A Cremer faz parte do seguimento de higiene e médico hospitalar, sendo a maior fabricante brasileira, inaugurada em 30 de março de 1935 no estado de Santa Catarina. Teve inserido em seu portifólio a divisão de esparadrapos no ano de 1970. Em 1974 ocorreu a inauguração da PlásticosCremer S.A., seguindo com uma divisão de adesivos industriais já em 1980. A diversificação dos produtos elevou o preço médio de venda, aumentando assim a receita e o número de clientes. Tendo em vista o aumento da importância das certificações, buscou o certificado ISO 9002 em meados do ano de 1996. No ano de 1997 ocorreu então uma reestruturação do processo produtivo bem como a introdução da...
tracking img