Vias nervosas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2317 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O Sistema Nervoso Central necessita de um mecanismo que o conecte ao Sistema Nervoso Periférico. Este mecanismo se processa através de vias aferentes e eferentes. As vias aferentes são vias sensitivas e sensoriais, centrípetas, que nascem na periferia, e fornecem todos os tipos de informações aos centros receptores.As vias eferentes são centrífugas a partir dos centros efetores, geramimpulsos, e esses impulsos irão estimular a contração muscular. Neste trabalho iremos descrever as classificações das vias nervosas aferentes eferentes.

VIAS NERVOSAS

O sistema nervoso somático, chamado de voluntário apresenta vias sensitivas e motoras. As vias sensitivas são aferentes, levam os estímulos detectados pelas terminações nervosas e receptores periféricos até as áreas específicas docérebro, onde são decodificadas, modificadas, integrados, e produzem uma resposta. A principal via sensitiva é a via espino-talâmica. As vias motoras são eferentes, conduzem o impulso das áreas motoras do córtex até a placa motora, onde o transmitem à musculatura esquelética. A principal via motora é a via piramidal, cujas fibras cruzam para o lado oposto na parte inferior do bulbo. O resultadodo cruzamento das fibras é o que o estímulo gerado num dos lados dos hemisférios cerebrais produz o movimento no lado oposto do corpo.
O sistema nervoso visceral ou involuntário também possui vias aferentes e eferentes. A via aferente conduz os impulsos originados nas vísceras, captados pelos visceroceptores até áreas específicas do telencéfalo e diencéfalo que regulam as funções viscerais. Asáreas mais importantes correspondem ao hipotálamo que comanda a resposta simpática ou parassimpática e o sistema límbico, responsável pelo comportamento emocional.
As vias eferentes terminam em glândulas, músculo liso ou músculo cardíaco, onde ao contrário do sistema nervoso somático, não ocorrem placas motoras. Elas constituem o Sistema Nervoso Autônomo, que classifica-se em sistema nervoso simpáticoe parassimpático, de acordo com critérios anatômicos, farmacológicos e fisiológicos.

VIAS AFERENTES

O componente aferente inclui células nervosas sensitivas somáticas, que levam impulsos ao sistema nervoso central a partir de receptores localizados na pele, fáscia a ao redor das articulações, e células nervosas sensitivas viscerais que levam impulsos das vísceras do corpo para o SNC. Seclassificam em: Vias de dor e temperatura que se divide em via neoespino-talâmica e via paleoespino-talâmica; Via de pressão e tato protopático; Via de propriocepção consciente, tato epicrítico e sensibilidade vibratória; Vias de propriocepção inconsciente; Vias de sensibilidade visceral

Vias de dor e temperatura

São terminações nervosas livres, e se encontram na porção ventral. Se divide em:

* ViaNeoespinotalamica

Transmite sensações de dor aguda e localizada, o neurônio de primeira ordem (I)de localiza nariz dorsal e faz sinapse com um neurônio de segunda ordem (II) cujo os axônios decussam pelo plano mediano e vão para o funículo lateral onde ascendem e formam o tracto espinotalâmico anterior constituindo o lemniscos espinhal que vai para o tálamo e faz sinapse com um neurônio deterceira ordem (III) no núcleo ventral póstero lateral seus axônios passam pela cápsula interna e chega ao córtex.

* Via Paleoloespinotalamica

Transmitem sensações de dor crônica e difusa, nesta via o neurônio de primeira ordem se localiza no gânglio espinhal, penetra na medula, e encontra o neurônio de segunda ordem,cque está na coluna posterior da medula. Seus axônios vão para o funículo lateraldo mesmo lado e do lado oposto e sobem para formar o tracto espinoreticular. Este sobe junto ao tracto espinotalâmico lateral e termina fazendo sinapse com o neurônio de terceira ordem em vários níveis da formação reticular e, dá origens às fibras reticulo-talâmicas, que terminam nos núcleos intralaminares do tálamo (4º neurônio) e a vai para o córtex.

Via de propriocepção consciente, tato...
tracking img