Sistema nervoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2638 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O sistema nervoso, juntamente com o sistema endócrino, capacitam o organismo a perceber as variações do meio (interno e externo), a difundir as modificações que essas variações produzem e a executar as respostas adequadas para que seja mantido o equilíbrio interno do corpo (homeostase). São os sistemas envolvidos na coordenação e regulação das funções corporais.

Sistema nervosoO sistema nervoso é com certeza o mais complexo dos sistemas que formam o corpo físico. É ele que, auxiliado pelo sistema endócrino, controla e coordena as atividades gerais do organismo, buscando sempre adaptá-lo às situações que se verificam a cada momento.

Dentre as inúmeras funções do sistema nervoso, merecem destaque as seguintes:

Comando dos movimentos;

Coordenação dasatividades do estômago, pulmões, coração, intestinos, etc.;

Controle do funcionamento de certas glândulas;

Percepção da visão, audição, olfato, paladar, tato, dor e temperatura.

É curioso constatar que, embora desempenhando funções tão complexas e variadas, o sistema nervoso seja, todo ele, formado de um mesmo tipo de célula — os neurônios.
Cada neurônio é, por sua vez, constituído de corpocelular, axônio e dendritos, que se interligam uns com os outros para formar as vias nervosas e os centros nervosos. Os centros nervosos interpretam informações recebidas e emitem comandos. Os comandos, tanto quanto as informações, trafegam, dentro do corpo, através das vias nervosas.
Todos os centros nervosos do corpo estão agrupados no encéfalo e na medula espinhal. O encéfalo é um conjunto deórgãos que se localizam no interior da caixa craniana, dentre os quais se destacam o cérebro e o cerebelo, enquanto a medula é um órgão alongado e fino, localizado dentro de um canal existente ao longo da coluna vertebral.
As vias nervosas, ao contrário dos centros nervosos, estão distribuídas por todo o organismo e, de acordo com a função que desempenham, são classificadas de sensitivas ou motoras.As vias nervosas sensitivas são aquelas que conduzem os sinais que se originam por todo o organismo - as informações - e que se destinam aos centros nervosos. As vias motoras, por sua vez, conduzem estímulos em sentido contrário, isto é, dos centros nervosos para o restante do organismo.
Ao longo do corpo, as vias nervosas se agrupam sempre em feixes, ora formados só por vias motoras, ora só porvias sensitivas e noutras vezes ainda, conjuntamente, por vias motoras e sensitivas. Estes feixes é que constituem os nervos e os gânglios nervosos (não confundir com gânglios linfáticos).
Os gânglios nervosos estão localizados ao longo dos nervos e são simplesmente pontos onde se concentram os corpos celulares dos neurônios que formam as vias nervosas.

Divisão anatômica

Está dividido emSistema Nervoso Central (encéfalo, medula espinhal) e sistema nervoso periférico (encéfalo, nervos, espinha e gânglios).

Os neurônios (células nervosas com seus prolongamentos) são transportadores de estímulos para o encéfalo ou medula, chamadas de aferentes (SNC). Transportam estímulos para os músculos e glândulas, chamadas de eferentes. Com a junção destes dois neurônios os denominamosneurônios de associação.

As células do neurônio aferente estão acumuladas no tecido nervoso, e são chamadas de gânglios das raízes dorsais.

O neurônio eferente está acumulado no interior da medula.

Os movimentos do músculo esquelético são dominados pelas fibras do sistema nervoso periférico, por meio do sistema nervoso central.

O crânio tem como função o abrigo do encéfalo e da medula.Existem três meninges que envolvem o sistema nervoso central. Piamáter é a primeira meninge; aracnóide é a membrana secundária, e a duramáter é a membrana terciária. Entre a aracnóide e a duramáter há um espaço preenchido com um líquor, ou seja, um líquido que se predispõe a preservar o tecido nervoso, além de ocupara também os ventrículos cerebrais e o canal do epêndima.

A medula é...
tracking img