Flav

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1400 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Vias sensoriais para a transmissão dos sinais somáticos para dentro do sistema nervoso central
Prof. Ms. Adilson Veiga e Souza

• Quase todas as informações dos segmentos somáticos do corpo entram na medula espinhal pelas raízes dorsais dos nervos espinhais. • No entanto, do ponto de entrada na medula e, depois, para o cérebro, os sinais sensoriais são conduzidos por meio de uma entre duasvias sensoriais alternativas.

• 1. O sistema das colunas dorsais-lemnisco medial ou • 2. O sistema ântero-lateral. • Esses dois sistemas se reúnem, parcialmente, no nível do tálamo.

•O sistema da coluna dorsallemnisco medial conduz sinais sobretudo pelas colunas dorsais da medula espinhal e, então, depois de os sinais fazerem sinapses e cruzarem para o lado oposto no bulbo, são transmitidospara cima, pelo tronco encefálico, por meio do lemnisco medial, para o tálamo.

•Inversamente, os sinais do sistema ântero-lateral, depois de entrarem, primeiro, na medula espinhal, pelas raízes espinhais dorsais, fazem sinapse nos cornos dorsais da substância cinzenta espinhal, então cruzam para o lado oposto da medula e ascendem pelas colunas brancas anterior e lateral da medula. Elesterminam em todos os níveis do tronco encefálico e no tálamo.

•O sistema coluna dorsal-lemnisco medial é composto por fibras nervosas grandes e mielinizadas que transmitem os sinais para o encéfalo, com velocidades de 30 a 110 m/s, enquento o sistema ântero-lateral é composto por fibras mielinizadas muito menores cerca de 4 μm de diâmetro, que transmitem os sinais com velocidades que variam dealguns metros por segundo até 40 m/s.

•Outra diferença entre os dois sistemas é que o sistema coluna dorsal-lemnisco medial tem alto grau de orientação espacial das fibras nervosas com respeito à sua origem, enquanto o sistema ântero-lateral tem grau muito menor de orientação espacial.

•Essas diferenças caracterizam, imediatamente, os tipos de informações sensorial que podem ser transmitidospelos dois sistemas.

•Isto é, a informação sensorial, que tem que ser transmitida rapidamente e com fidelidade temporal e espacial, é transmitida, sobretudo, pelo sistema coluna dorsal-lemnisco medial, enquanto a que não necessita ser transmitida rapidamente ou com grande fidelidade espacial é transmitida, principalmente, pelo sistema ântero-lateral.

• O sistema ântero-lateral tem umacapacidade especial que o sistema da coluna dorsal não tem: a capacidade de transmitir amplo espectro de modalidades sensoriais – dor, calor, frio e sensações de tato grosseiro. • O sistema da coluna dorsal está limitado, apenas, aos tipos mais discretos de sensações mecanorreceptivas.

A sensibilidade protopática capta estímulos de maior intensidade, enquanto é deficiente emdetectar a qualidade do mesmo. Já a sensibilidade epicrítica, capta minúcias do estímulo gerado, sua qualidade e localização. A sensação de dor aguda dental é protopática enquanto a agulhada de anestesia local e acupuntura é epicrítica. A sensibilidade protopática caminha por fibra de condução de baixa velocidade (C nãomielinizada), já a epicrítica por fibras mais espessas (A-delta, A-beta,mielinizadas).

Vias ascendentes Coluna ântero-lateral

trato póstero-lateral
substância gelatinosa

sensações dolorosa

térmica impulsos exteroceptivos proprioceptivos

Vias ascendentes Coluna ântero-lateral

Vias ascendentes Coluna ântero-lateral

sensações de pressão e tato grosseiras

sensibilidade
protopática

Vias ascendentes Coluna ântero-lateral

Viasascendentes Tratos do funículo posterior

sensibilidade epicrítica

Vias ascendentes Tratos do funículo posterior

Vias ascendentes Tratos do funículo posterior

Vias ascendentes Tratos do funículo posterior

Vias cerebelares do funículo lateral
Trato espinocerebelar posterior (de Flechsig) (B12). As fibras aferentes da raiz posterior (primeiro neurônio) terminam nas células do núcleo...
tracking img