Viagens na minha terra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5870 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário Executivo

O mercado actual confere aos produtores regionais um sentido de oportunidade para potenciais iniciativas empresariais, há um reconhecimento da importância do património natural e cultural.

Este projecto tem como objectivo a reintegração das tradições, assim como contribuir para a rentabilização de pequenas indústrias artesanais, associando a modernidade e competitividadenum mercado globalizante.

Pretendemos abrir uma loja de comercialização de produtos regionais e cafetaria, com uma imagem no seguimento do conceito “gourmet”, diferenciando-se por uma selecção de produtos de qualidade superior, por um serviço de excelência, personalizado e especializado.

Nesta fase de introdução no mercado de uma nova marca consideramos como principais vectores de sucesso:Imagem; Estratégia; Divulgação.

O slogan a adoptar para promoção da marca “Viagens na Minha Terra” será:

“As raízes do passado num Portugal moderno”

Numa primeira abordagem, consideramos que o investimento necessário seria na ordem dos € 27.000.

Esta apresentação ao Audax, tem como objectivo ter um parecer sobre a ideia, e uma orientação na estrutura financeira. Esta parceria poderáajudar a desenvolver o projecto de forma sustentada.

ÍNDICE

1. Os Promotores 5
2. Apresentação do Projecto 6
2.1. Visão 6
2.2. Missão 6
2.3. Objectivos 6
3. Envolvente Externa 8
3.1. Enquadramento Macroeconómico 8
3.1.1. Economia Nacional 8
3.1.2. Economia Internacional 8
3.2. Enquadramento Social 9
3.3. Enquadramento Sectorial 10
4. O projecto 11
4.1. A ideia11
4.2. A equipa 12
4.3. Posicionamento no mercado 12
4.3.1. Diferenciação do produto 12
4.3.1.1. As nossas selecções 13
4.3.2. Diferenciação do serviço 16
4.3.3. Diferenciação pessoal 16
4.3.4. Diferenciação da imagem 17
4.3.5. Caracterização cliente e determinação da localização 17
4.4. Análise da concorrência 18
4.5. Análise SWOT 19
4.6. Actividadesa desenvolver 22
4.7. Estratégia comercial 23
5. Projecções financeiras 25
5.1. Primeira Abordagem do plano Financeiro 25
5.1.1. Perspectiva A 25
5.1.2. Perspectiva B 26
5.1.3. Perspectiva C 27
6. Investimento Financeiro 28
7. Gestão e controle do negócio 29

Os Promotores

Ambição, persistência, insaciável vontade de saber mais, paixão. Juntaram-se os ingredientesnecessários para uma relação duradoura e frutífera.

Obra do acaso, as nossas carreiras profissionais cruzam-se e acabamos, com o passar do tempo, por descobrir todas estas características comuns, aliamos uma grande vontade de procurar novos desafios, a não resignação à estagnação e o não conformismo com a tendência nacional de falta de empreendedorismo. Procurámos então um novo desafio comoforma de realização pessoal e encontramos uma oportunidade no mercado: a comercialização e divulgação de produtos nacionais aplicada ao conceito “gourmet”.

Nascidas no seio de famílias tradicionais portuguesas, desde cedo nos foram incutidos princípios e costumes, que de entre muitos outros salientamos a “gastronomia”.
Esta é de facto a nova moda, e é um símbolo da evolução e sofisticação dasociedade, mas é mais do que isso, é o regresso às origens com um toque de inovação. Até ao 25 de Abril, havia algum atraso, mas havia uma cultura culinária que se perde com a emancipação da mulher, dando origem à massificação de produtos. Felizmente, temos hoje uma população que começa a reagir a este estado de coisas e recuperou-se o gosto de fazer culinária, trata-se de uma obra de arte, um prazer.Com formação académica na área de gestão e controle financeiro, ferramenta que consideramos imprescindível para o sucesso deste projecto, a nossa experiência empresarial enquanto colaboradoras de uma grande empresa a actuar no mercado nacional, conceituada internacionalmente, e certificada na qualidade (ISO 9001), traduz-se numa mais-valia fundamental para o desenvolvimento sustentado do...
tracking img