Fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1035 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FICHAMENTO

• Fichar um texto significa sintetizá-lo, o que requer leitura atenta do texto, sua compreensão, a identificação das idéias principais e seu registro escrito de modo conciso, coerente e objetivo.

• Pode-se dizer que esse registro escrito é um novo texto, contento as idéias originais do texto lido.

• A principal utilidade da técnica do fichamento é otimizar a leitura, seja napesquisa científica, seja na aprendizagem dos conteúdos das diversas disciplinas que integram o currículo acadêmico na universidade.

Exemplo de fichamento (resumo) com suas partes principais:
OBS:
INICIAR SEMPRE EM UMA NOVA FOLHA A 4

NAVES, Roberto. História da cidadania. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

O autor inicia a obra começando com a pré-história da cidadania, analisando as basesda atualidade, descrevendo logo a seguir sua expansão e, na seqüência traz a questão da cidadania para o Brasil, abordando o que é ser cidadão e quais são os direitos e deveres humanos.
Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei. Resumindo é ter direitos civis. É também participar no destino da sociedade, votar, ser votado, ter direitos políticos.
Osdireitos civis e políticos não asseguram a democracia sem os direitos sociais, aqueles que garantem a participação do indivíduo na riqueza coletiva: o direito à educação, ao trabalho, ao salário justo, à saúde, a uma velhice tranqüila e ao meio ambiente saudável. Exercer a cidadania plena é ter direitos civis, políticos e sociais.
O autor aborda o processo histórico que levou a sociedadeocidental a conquistar esses direitos, assim como os passos que faltam para integrar os que ainda não são cidadãos plenos.

FICHAMENTO DE RESUMO

LEAL, João José. Crimes hediondos: aspectos político-jurídicos da Lei nº 8.072/90. 3.ed.São Paulo: Atlas, 1996.p.56-78.

Texto de visão crítica sobre a Lei n º 8.072/90. Dividido em quatro partes e 19 capítulos, trata da política criminal conservadora ecruzada da ordem contra o crime. Passa pela Constituição, analisando os crimes hediondos, como os de tortura, terrorismo, o tráfico de entorpecentes e drogas afins.
Em crimes hediondos ordinários, analisa os crimes de estupro e de atentado violento ao pudor. Em seguida, examina o arrocho do sistema punitivo, mediante graves restrições à liberdade individual.
O objetivo do autor é mostrar quanto aLei sob estudo, firmou um preocupante pacto com o Direito Penal da severidade e da intolerância. Para Leal, essa rigorosa proposta de endurecimento do sistema punitivo brasileiro acarreta contradições e incertezas que pedem a interpretação da doutrina e dos tribunais para evitar a prática de inadmissível crueldade por meio do Direito Penal.

Sobre Durkeim - Fatos Morais

Para Durkheim, osFatos Morais complementam os Fatos Sociais, pois possuem uma autoridade que implica a noção de dever , aparecendo-nos como desejáveis, apesar de que para seu cumprimento devamos fazer algum esforço. Segundo esse autor:
“ao mesmo tempo que as instituições se impõem a nós, aderimos a elas; elas comandam e nós as queremos; elas nos constrangem, e nós encontramos vantagens em seu funcionamento e no seupróprio constrangimento.”(Regras do Método Sociológico: 123)

Divisão Social do Trabalho

Para Durkheim, é por meio da Divisão Social do Trabalho que a forma mais acabada de consciência, a coletiva, se impõe já que para ele:
“o trabalho só se divide espontaneamente se a sociedade está constituída de tal maneira que as desigualdades sociais expressam exatamente as desigualdades naturais.”(Regras do Método Sociológico: 89)

Durkheim acha injustas as acusações de que a divisão do trabalho reduziu o trabalhador a uma máquina que repete rotineiramente os mesmos movimentos e que não relaciona as operações que lhe são exigidas a nenhum fim. Isso porque para ele a Divisão Social do Trabalho introduz também uma nova solidariedade, a Orgânica, em substituição a primitiva Mecânica.

1) A...
tracking img