Vetores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (305 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Dayana Piontkiewicz de Matos

TEMA:
A dialetologia tem como base de estudos a variação linguística que ocorre em determinadas regiões geográficas, daí sua importância para acompreensão e análise dos efeitos entre a sociedade e a língua. Partindo desse pressuposto, escreva uma redação com o tema: A DIALETOLOGIA.Mandioca, Macaxeira ou Aipim? Qual a palavra correta?
Mas bah! Ó xente! Vixe! Uai! Expressões como estas, utilizadas em regiões distintas do nosso país, retratam um pouco do queentendemos por “dialetologia”. São variações linguísticas que ocorrem entre regiões diferentes de um país e até entre países que utilizam o mesmo idioma. A dialetologia nos ajuda a compreender como e porquealgumas palavras são utilizadas de formas diferentes e expressões com a mesma fonética podem variar seu sentido. Cada região possui costumes e crendices que são cultuados entre as gerações e querefletem no dialeto local. Regiões norte e sul, por exemplo, raramente terão todas as expressões exatamente iguais e com o mesmo sentido. Por isso, a dialetologia é essencial na busca da compreensão dosdialetos, porque o trata com tanta importância quanto ao idioma em si e, nos auxilia a compreender que ninguém 'fala errado', cada pessoa faz uso do dialeto ao qual compreende a região onde vive, porisso, não há maneira de falarmos todos iguais.
Partindo do pressuposto de que todos nutrimos um certo preconceito linguístico, podemos observar que a dialetologia está para o mesmo, tal qualPrincesa Isabel esteve para a escravatura: intermediando a libertação. O objetivo desta comparação não idealiza a liberdade de transformar nosso idioma em uma 'sopa de letrinhas' ao qual todos falam comoquerem, mas, se baseia no respeito mútuo entre as pessoas e na compreensão de que o dialeto é sempre variável dentro de um idioma. Portanto, seja mandioca, macaxeira ou aipim, todas são raízes do...
tracking img