Agronegocio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (831 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO
A contabilidade utiliza-se de ferramentas capazes de esclarecer, demonstrar, apurar, fiscalizar qualquer setor de Gestão, sendo assim é de grande importância sua colaboração. Na gestãopública ou privada, áreas muito complexas, onde existe um grande interesse e muitos envolvidos, podemos contar com a eficiência que a contabilidade nos proporciona.



2 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DEÓRGÃOS PÚBLICOS
2.1 BALANÇO ORÇAMENTÁRIO
A Lei 4.320/1964 define que o Balanço Orçamentário realize confronto das receitas e despesas previstas com as que foram realizadas. É composto das receitase despesas que se organizam nas categorias: econômica, origem e espécie. A nova estrutura alterada pela resolução CFC nº 1.268/09, diz que o Balanço Orçamentário destaca a união do planejamento com aexecução orçamentária.


2.2 BALANÇO FINANCEIRO
São a entrada e saída de recursos financeiros a títulos de receitas e despesas orçamentárias e também os recebimentos e pagamentosextra-orçamentários, de acordo com os saldos de disponibilidade do exercício anterior e os que ficarão para o próximo exercício. Ou seja, é necessário que existam os ingressos para que possam ocorrer os dispêndios,obtendo resultado financeiro de superávit ou déficit do exercício.
2.3 DEMONSTRAÇÕES DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS
São observadas as alterações no patrimônio durante o exercício financeiro se houveexecução orçamentária ou não. Através da RESOLUÇÃO CFC nº 1.268/09, surge novos aspectos que demonstram as variações quantitativas e qualitativas, onde evidenciam se existe aumento ou diminuição dopatrimônio, e mesmo se houver alteração, o patrimônio liquido não é se altera.


2.4 BALANÇO PATRIMONIAL
É através do Balanço Patrimonial que o gestor publico ou privado vai ter a real situaçãofinanceira em sua administração. O Balanço Patrimonial é composto de contas que iram representar o patrimônio. Estas contas divididas entre os Ativos (bens), Passivos (obrigações), Patrimônio Liquido...
tracking img