Verdade, o sentido das coisas pela ocupação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1094 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO DOCTUM DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
FACULDADE CAPIXABA DE ADMINISTRAÇÃO E EDUCAÇÃO
REDE DE ENSINO DOCTUM
CURSO DE PEDAGOGIA







ELIANE BENEVIDES FIBRER
LAÍS PEREIRA DOS SANTOS
MARIA PONTES CORDEIRO
PAULA MACIEL DOS ANJOS
RAYANE BOSI PIGANTON
SILVIA LUIZA ROSA


1INTRODUÇÃO

Neste documento é desenvolvida uma análise crítica da proposta pedagógica de Práticas deFilosofia e Ciências Sociais, aplicada na EMEF “Padre Gabriel Roger Maire”, localizada em Cariacica-ES, pelo professor de filosofia Gustavo Caverzan, tendo como tema do projeto: VERDADE: O SENTIDO DAS COISAS PELA OCUPAÇÃO. UMA REFLEXÃO SOBRE A DIVERSIDADE

A análise está referenciada no livro Educação e Mudança, de Paulo Freire,que vem como apoio para observarmos no projeto acima citado, ocompromisso do profissional com a sociedade, a educação e o processo de mudança social e o papel do trabalhador social no processo de mudança.

2 Projeto Verdade: O sentido das coisas pela ocupação. Uma reflexão sobre a diversidade

O projeto é desenvolvido em 5 turmas de 6º ano, e em 2 turmas do 9º ano, do ensino fundamental de 9 anos, na disciplina de história, em uma parceriainterdisciplinar do professor de filosofia com a professora de história, onde foram feitos 6 encontros com a turma de 6º ano e 10 com a turma de 9º ano, com aproximadamente 50 min. cada encontro.

2.1 INTROUÇÃO DO PROJETO

Buscando orientar através da exposição, uma relação entre o caráter ocasional da verdade com a diversidade cultural construída pela humanidade ao longo da sua história. A aula foiilustrada por uma série de figuras, onde, em cada uma delas, o pneu aparece com um sentido diferente, ou seja, na medida em que é ocupado pelas pessoas, conforme a orientação da situação vivida,a verdade sobre o pneu ganha uma nova compreensão.

A partir do vídeo ilustrativo da série MacGyver, onde o mesmo utiliza um mapa de várias maneiras, conforme a solicitação da situação em que elevive e está inserido, procuramos reforçar o tema sobre a verdade da coisa a partir da ocupação e da relação que o ser humano tem com a sua realidade.

Ressaltamos como a ocupação humana frente a sua situação histórica e cultural,que permite diferentes formas de se compreender o sentido da verdade (seja no âmbito moral, político, religioso, social, etc). Assim, encaminhamos nossa exposiçãoenfatizando que ao longo da história da humanidade a resposta sobre o que é a verdade não foi única, mas diversa. E mais, tal problematização ainda está em aberto para transformações.

O momento deste encontro foi muito apropriado para as intervenções da Professora de História, enriquecendo a temática com o conteúdo da sua disciplina.


2.2 OBJETIVO DO PROJETO

Refletir sobre acondição histórica, cultural e ocasional do sentido da verdade, através da experiência humana com a sua realidade.

Proporcionar ao aluno uma experiência de reflexão mais aprofundada sobre o tema verdade, na medida em que esta não se restringe a uma conclusão absoluta, mas, antes, a uma perspectiva existencial.

Orientar uma reflexão sobre diferença étnica e diversidade cultural apartir da interdisciplinaridade com a História.


2.3 METODOLOGIA E RECURSOS

As aulas foram realizadas na sala de vídeo (utilização de quadro para pincel piloto, data show, cpu PC, material didático (autoral) em arquivos em pen-drive, vídeos ilustrativos selecionados no youtube).

Material Didático Pedagógico aplicado: Verdade: O sentido das coisas pela ocupação.


2.4DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

Desenvolvimento do tema com a apresentação da história (material didático autoral) verdade: o sentido das coisas pela ocupação. A história mostra três meninas conversando com a sua avó (Professora de Filosofia) sobre o que é a verdade.

Imagens ilustrando culturas diferentes.Intervenções realizadas pela Professora de história, reforçando o conteúdo da sua...
tracking img