Trabalho interdiciplinar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1339 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1-INTRODUÇÃO

O mercado, de forma geral, exige que as organizações mantenham vantagens competitivas para atrair e reter os clientes e consequentemente alcançar posições lucrativas no mercado. Hoje em dia, o principal meio de distribuição de medicamentos para os brasileiros é constituído por farmácias e drogarias, onde o comércio não se difere dos demais. A empresa estudada é constituída por umafarmácia que atua no mercado a mais de quatro anos, sendo referência em confiabilidade e qualidade no segmento farmacêutico do bairro, possuindo uma linha bem variada de produtos.
Inicialmente realizou-se uma pesquisa através de entrevistas, as quais geraram análise de dados, que posteriormente serviram como base para a construção do planejamento deste trabalho. A seguir estão descritas a fasede pesquisa e análise de dados, bem como requerido nos itens proposto.

2-Descrição da organização entrevistada:
A organização estudada é uma drogaria, que possui como razão social Gonzaga e Maciel tendo como nome fantasia Edfarma, sendo o dono Ednelson,situada na rua Magda nº 384 bairro Canaãzinho, com área total construída de 95m2. A empresa Edfarma possui um numero de quatro funcionáriosemdiferentes ramos de atividades, sendo elas vendas, administrativos, conhecimentos farmacêuticos e serviços gerais.
2.1- Histórico da Organização
A Drogaria foi criada no ano de 2003 o dono tinha uma sociedade com outro sócio e a Drogaria se chamava Droganossa, essa sociedade foi desfeita e criada, portanto a Drogaria Edfarma, pois o dono dessa nova drogaria resolveu criar seu próprio negocio assimseparou a sociedade, esse nova drogaria foi criada em 2007 onde trabalhavam três funcionários, e no decorrer dos anos foram feitas algumas ampliações no espaço físico e estoque para armazenar melhor os medicamentos e outros produtos.

2.2- Principais produtos/serviços
A drogaria Edfarma não fabrica nenhum produto, por se tratar de um canal de revenda, apenas comercializa produtos adquiridosde outras empresas, no entanto por participar de um segmento em constante desenvolvimento de novos produtos, tem a preocupação com estes, para que possa estar sempre atualizada. No momento de efetuar a compra dos produtos, o chefe da organização procura bons fornecedores e bons preços, para repassa-los a um custo menor e de melhor qualidade aos seus clientes.
A drogaria possui entrega a domiciliofacilitando a vida dos clientes e uma área para medicamentos dando prioridade para genéricos devido ao custo menor para clientes. Sendo que a área de perfumaria e produtos naturais contém maior priorização dentro da organização.
FIGURA1- imagem de medicamentos da drogaria Edfarma FIGURA2- Imagem da área de perfumaria da drogaria Edfarma

3-Funções Administrativas:

As funçõesadministrativas: Planejamento, organização, liderar e controlar serão descritas abaixo de acordo com a organização entrevistada.
3.1-Planejamento e Objetivo:
A organização depende de um planejamento que seja relacionado às suas perspectivas de crescimento. A cada dia que passa os clientes tornam-se mais exigentes em relação aos produtos e serviços oferecido de tal forma que a empresa procura a melhormaneira de atender as expectativas dos clientes sendo este o objetivo principal. Oferecendo para os clientes fidelizados promoções e descontos.
“Muitas empresas, não visualizam o planejamento estratégico como uma ferramenta de grande importância que possa agregar benefícios à organização apenas por serem de pequeno porte acreditando que o planejamento estratégico só consegue ser aplicado às grandesempresas sendo isso um grande erro para muitas organizações.” Diz Ednelson dono e gerente da empresa Edfarma.
3.2-Organização e Habilidades
Na função de organização a drogaria alinha as estratégias de mercado planejadas aos processos operacionais internos. Alocando máquinas, matérias e pessoas no local certo e da forma certa de acordo com algumas normas da ANVISA, como por exemplo, deixar sempre...
tracking img