Arte cnteporanea

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1123 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Apregoando ainda o primitivismo da geração do Modernismo Brasileiro de 1922, aprofundando a consciência daquele primeiro modernismo, Oswald afirma na sua teoria que "só a antropofagia nos une", propondo "deglutir" o legado cultural europeu e "digeri-lo" sob a forma de uma arte tipicamente brasileira.
Na idade madura, Oswald buscou fundamentação filosófica para as teorias expostas no manifestoda Antropofagia, ligando-a a Nietzsche, Engels, Bachofen, Briffault e a outros autores, tendo escrito mesmo teses a respeito do assunto, como em Decadência da Filosofia Messiânica, incluído em A Utopia Antropofágica e outras utopias, lançado, como toda sua obra, pela editora Globo a partir dos anos de 1980.

2- O Modernismo no Brasil começou com a Semana de Arte Moderna de 1922. Mas nem todosos participantes da Semana eram modernistas: o pré-modernista Graça Aranha foi um dos oradores. Apesar de não ter sido dominante no começo, como atestam as vaias da plateia da época, com o tempo suplantou os estilos anteriores. A importância era a de romper com acultura propriamente dita europeia criando assim uma cultura com a devida estrutura realmente nacional dando a verdadeira idealidade deser um brasileiro


3- Cândido Portinari foi um dos pintores brasileiros mais famosos. Este grande artista nasceu na cidade de Brodowski (interior do estado de São Paulo), em 29 de dezembro de 1903. Destacou-se também nas áreas de poesia e política.
Durante sua trajetória, ele estudou na Escola de Belas-Artes do Rio de Janeiro; visitou muitos países, entre eles, a Espanha, a França e a Itália,onde finalizou seus estudos.
No ano de 1935 ele recebeu uma premiação em Nova Iorque por sua obra "Café". Deste momento em diante, sua obra passou a ser mundialmente conhecida.
Dentre “suas obras, destacam-se: ”A Primeira Missa no Brasil”, “São Francisco de Assis” e Tiradentes”. Seus retratos mais famosos são: seu autorretrato, o retrato de sua mãe e o do famoso escritor brasileiro Mário deAndrade.
No dia seis de fevereiro de 1962, o Brasil perdeu um de seus maiores artistas plásticos e aquele que, com sua obra de arte, muito contribuiu para que o Brasil fosse reconhecido entre outros países. A morte de Cândido Portinari teve como causa aparente uma intoxicação causada por elementos químicos presentes em certas tintas.
Características principais de suas obras:
- Retratou questõessociais do Brasil;
- Utilizou alguns elementos artísticos da arte moderna europeia;
- Suas obras de arte refletem influências do surrealismo, cubismo e da arte dos muralistas mexicanos;
- Arte figurativa, valorizando as tradições da pintura.

4- • A Op-art: O nome deriva do inglês que significa “arte óptica”. Suas representações constituem-se de diferentes figuras geométricas, em pretos e brancosou coloridos, que combinadas dão sensação de movimento ao espectador, além de que, se vista sob um novo prisma, altera-se sua interpretação. A intenção do movimento era simbolizar as constantes mudanças da realidade encaradas pelos seres humanos. Principais representantes: Vasarely e Alexander Calder.
diferente de pop-art que, cujo nome em inglês significa “arte popular”, iniciou-se nos EstadosUnidos, na década de 60. Seus artistas inspiravam-se no cotidiano das cidades norte-americanas, e desejavam romper com barreiras entre a arte e a rotina. “Os recursos expressivos da art pop são semelhantes aos dos meios de comunicação de massa, como o cinema, a publicidade e a tevê” (GRAÇA, 2005, p.170). Seus principais temas são os dirigidos à população urbana: produtos, utensílios e inclusiveimagens de astros de Hollywood. Seu artista mais significativo foi Andy Warhol, que fez uma composição colorida de fotos da artista Marilyn Monroe.


5- Exalta-se a procura de expressão do movimento real, registrando a velocidade descrita pelas figuras em movimento no espaço. O artista futurista não está interessado em pintar um automóvel, mas captar a forma plástica a velocidade descrita por...
tracking img