Velhice no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2930 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:
O tema que era ser falado é um dos temas mais importantes do nosso país, porque de alguma maneira infelizmente é um assunto que não foi completamente resolvido nos dias de hoje.
Falará de algumas leis criadas para que o fim da escravidão acontece-se, pois no modo que se encontrava os países era um absurdo.
Todas as leis criadas para acabar com a escravidão são leis que no inicionão foram obedecidas, mas ao passar o tempo acabaram se rendendo e abolindo a escravidão de uma maneira imparcial.

Lei Bill Aberdeen
Em 1845, o parlamento britânico aprovou a Bill Aberdeen, lei que autorizava a Marinha do Reino Unido a interceptar os navios negreiros brasileiros e submetia suas tripulações a tribunais ingleses. A lei foi um golpe de morte no comércio de escravos entre a Áfricae o Brasil
A Inglaterra queria o fim do tráfico, devido à concorrência do açúcar brasileiro com o produzido nas Antilhas
As pressões da Inglaterra para que pusesse fim ao tráfico chocou-se contra os interesses dos escravagistas. Estes, fazendeiros ou traficantes, argumentando que a influência da Inglaterra lesava a soberania nacional, conseguiram propagar um forte sentimento antibritânico, quese difundiu pelas camadas populares.
Mas o tráfico continuou, e a Inglaterra não desistiu. Sentindo-se prejudicado por medidas protecionistas tomadas pelo Governo imperial, promulgou em 1845, o Bill Aberdeen.
Essa lei equiparava o tráfico negreiro à pirataria, dando a marinha o direito de apresentar os navios negreiros que encontrasse.
Os ingleses invadiram portos brasileiros, afundaramnavios, incendiaram tumbeiros em alto-mar, mataram marinheiros portugueses e jogavam os negros às águas.
Os acontecimentos políticos obrigam a corte a voltar para Lisboa em 11821 e em 1822 o Brasil proclama sua independente.
Em 1826, para reconhecer a independência, exigiu que o tráfico cessasse até 1830. Como esta medida não foi adotada, passou a pressionar o governo. Por isso, em 07 deNovembro de 1831, foi promulgado a primeira lei proibindo o tráfico negreiro. Essa lei tornava livres todos os negros vindos da África, e ilegais o comércio de escravos. Mas não só não comprida como o tráfico aumentou.
Por isso, em Agosto de 1845, o parlamento inglês aprovou numa lei Bill Aberdeen, que declarava ilegal o tráfico de escravos africanos e determinava que seus infratores fossem julgadospelos tribunais da marinha inglesa.
Isso quer dizer que, de 1845 a 1852, os ingleses capturaram e afundaram 105 navios nas costas Brasileiras.

Lei Eusébio de Queirós

A Lei Eusébio de Queirós foi à legislação que proibiu definitivamente o tráfico de escravos para o Brasil, consagrando para a história o nome de seu autor, Eusébio de Queirós Coutinho Matoso Câmara, na época ministro. Aprovadaem quatro de setembro de 1850, apesar de não ter sido a primeira a proibir o tráfico de africanos para o país, foi a primeira a surtir impacto relevante sobre a escravidão.

A primeira legislação que visava proibir o tráfico de africanos foi a Lei de 7 de novembro de 1831, que determinava que todos os escravos que entrassem no país seriam livres e que quem participasse do contrabando seriaseveramente punido. A eficácia dessa lei não ultrapassou 1837, quando o tráfico já atingia proporções ainda maiores.

Somente cinco anos mais tarde foi possível que o gabinete imperial conseguisse promulgar a Lei nº 581 de 4 de setembro de 1850, vencendo pouco a pouco as resistências a favor do tráfico tanto na sociedade quanto dentro do próprio parlamento. Eusébio de Queirós argumentava que muitosfazendeiros estavam endividados com traficantes, e que um número muito grande de escravos poderia abalar a segurança da sociedade.
Uma diferença na Lei Eusébio de Queirós era que, além da legislação, outros mecanismos de poder pudessem gradualmente ser utilizados contra os contrabandistas, como o apoio dos chefes de polícia e o fortalecimento das instituições responsáveis pela fiscalização....
tracking img