Terceira idade: a nova imagem do envelhecimento e os velhos processos históricos e culturais do abandono

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4429 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de janeiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

A referente monografia versa sobre a trajetória dos idosos no Brasil, enfocando as casas de repouso, como centro de uma indagação: essas casas de repouso podem ser consideradas moradias dignas ou cárceres? Mostrando de forma objetiva a trajetória de abandono e segregação que os idosos vem sofrendo ao longo da sua história. Assim verificou-se que as casas de repouso, constituem-se comoinstituições burocráticas à medida que as relações que permeiam essa instituição caracterizam uma organização com normas e regulamentos, onde os participantes possuem um conhecimento especializado em relação aqueles que estão na condição de internação asilar. Diante disso, este estudo apresenta-se com o objetivo de identificar as causas para a internação de idosos em asilos, bem como analisar asreais condições de atendimento oferecidas por essas casas de repouso. Estas questões partem do pressuposto de que o envelhecimento populacional acelerado no Brasil certamente aumentará o número de idosos institucionalizados. E é diante dessa realidade que se busca entender a justificativa a qual leva a família, a sociedade e o poder Público a isolar os idosos em casas de repouso, um mal necessárioque apesar de incumbida a receber uma parte rejeitada da população e proporcionar o mínimo daquilo que a sociedade lhe negou, submete o idoso a uma cadeia de rupturas, entre elas: familiar, física e psicológica. Através de pesquisas bibliográficas, foi realizada uma análise qualitativa referente ao tema proposto e ao submeter os dados coletados à incidência dos conceitos constataram-se asexecrandas condições que as casas de repouso possuem, além de desmistificar a justificativa para a internação dos idosos pela necessidade de cuidá-los adequadamente.

Palavras Chave: Idosos, casas de repouso, qualidade de vida








1 INTRODUÇÃO

O hodierno trabalho monográfico aborda a influente contribuição que as casas de repouso oferecem aos idosos, na medida em que seencontra como sendo uma moradia digna ou um cárcere para esta parcela da população que possui necessidades peculiares e cada vez mais encontrasse a margem da sociedade brasileira.

É salutar observar que a população idosa (pessoas com 60 anos ou mais) vem aumentando ao longo da história mundial, concomitantemente as preocupações com as condições de vida e direitos dessa parcela tão significativa.Presencia- se uma conjuntura onde o envelhecimento é fato relevante e que marca a história, produzindo importantes impactos e transformações na organização social, a princípio na família, desdobrando-se a novos padrões de serviços e ações.

No Brasil esses índices não são muito diferentes, com o aumento da expectativa de vida da população, ocorre também um avanço no contingente populacional deidosos que se insere em uma sociedade capitalista arrolada pelo referencial pautado em uma juventude autossuficiente e economicamente ativa. É nesse contexto que a população usuária das instituições que abrigam idosos começa a surgir, pois a dinâmica trazida pela sociedade industrializada ocasionou mudanças no ceio da família nascente com a modernidade e consequentemente a sua relação com osidosos.

Diante disso, a institucionalização do idoso em casas de apoio torna-se cada vez mais frequente. A sociedade, a família e o Poder Público, passam a justificar a internação dos idosos no sentido de protegê-los, não obstante, é notório que por melhores que sejam as estruturas oferecidas por instituições asilares encontrar-se na condição de interno já se configura em um motivo de segregação. Éa partir daí que o referente estudo trás como problemática central o questionamento que intitula o presente trabalho, ou seja: as casas de repouso garantem uma moradia digna ou são cárceres para um grande contingente de idosos que por vários motivos acabam tendo como última alternativa tais instituições?

Partindo do princípio desse questionamento, apresenta-se como objetivo geral, o de...
tracking img