Vaso de tantalo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1157 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Vaso de Tântalo
Apresentação
A técnica do vaso de Tântalo permite um escoamento intermitente, por sifonagem. Vários temas podem ser desenvolvidos tendo-se esse experimento como base.
Material
Funil de bico largo (plástico, vidro ou flandres), rolha, tubo recurvado (plástico ou vidro) e água.
Montagem
|[pic] |

Abrindo-se a torneira a água começaa encher o funil. O nível da água que entra pela extremidade aberta do tubo recurvado vai subindo até atingir a posição mais alta da curva; nesse momento o sifão 'escorva' e, toda água do funil (até o nível da extremidade aberta do tubo) escoa para o reservatório inferior.
Regulando-se a entrada de água, via torneira, consegue-se 'descargas' intermitentes em intervalos de tempo bemdeterminados.

Vaso de TântaloTítulo - Vaso de Tântalo ou sifão intermitente
Descrição - Segundo a mitologia, Tântalo foi pelos deuses condenado à sede, sofrendo o suplício de ver correr a água das fontes, as quais secavam logo que delas se aproximava. Este copo contém um sifão no seu interior, cujo ramo mais comprido atravessa o pé do vaso, terminando no exterior. Em alguns exemplares desteinstrumento, o sifão apresenta-se escondido no interior de uma figura representando Tântalo. Quando a água está prestes a tocar nos seus lábios, o copo começa a verter pela base e o nível da água baixa.

Vaso de Tântalo

Introdução Este trabalho tem por objetivo apresentar uma experiência interessante que trate de conceitos físicos como pressão e diferença de pressão de um líquido.
O caráterlúdico desta experiência está na forma de apresentá-la. Como será descrito a seguir, tal experiência pode ser tratada como mágica para os alunos.
Materiais
• Uma garrafa de plástico da qual foi cortada a metade.
• Uma maguerinha de borracha (como as dos aparelhos de inalação ou similares)
• Uma pistola de cola quente
• Uma faca de ponta metálica
[pic]
Figura 1

Montagem - Com oauxílio de uma chama (de uma lamparina, vela ou fogão) aqueça a ponta da faca e em seguida use-a para fazer um furo na parte inferior da lateral da garrafa plástica. O furo deve ter tamaho suficiente para passar-lhe a mangueirinha de borracha.
[pic]
Figura 2

- Atravesse a mangueira de borracha pelo furo deixando somente uma extremidade da mangueira rente à borda do furo, e o restante damangueira na parte interna do vaso. Em seguida, com a pistola de cola quente, vede os espaços entre a borda do furo na garrafa plástica e a extremidade da mangueira, como na figura a seguir. Espere secar a cola.
[pic]
Figura 3

- Enrole a mangueira e coloque-a cuidadosamente dentro do vaso (garrafa plástica), de modo que toda ela fique dentro do mesmo e que sua outra extremidade fique no fundo dovaso.
[pic]
Figura 4

Procedimento - Encha o vaso com água, mas não encha completamente.
[pic]
Figura 5

- Com a ajuda de um copo com água despeje água no vaso lentamente até que a superfície da água cubra toda a mangueira. Neste momento pare de encher o vaso. Caso seja necessário, empurre a parte superior da mangueira cuidadosamente até que ela fique submersa na água.
[pic]
Figura 6

-Observe que a água começa a sair do vaso e só termina no momento em que os níveis entre as extremidades da mangueira se igualem.
[pic]
Figura 7

Conclusões Esta experiência pode ser tratada como mágica e assim mostrada aos alunos. Para tanto o professor deve pintar pouco mais da metade da lateral do vaso para que os alunos não possam ver seu interior. Em seguida, com o vaso quase cheio deágua, o professor coloca mais uma pequena quantidade de água no vaso, fazendo a magueira ficar submersa e assim fazendo com que toda a água saia do vaso.
Os alunos verão um recipiente com um furo em que, ao se colocar uma pequena quantidade de água, sai pelo furo uma quantidade muito maior

Ao se montar o vaso deve-se tomar cuidado com a vedação do furo e com a colocação da mangueira dentro...
tracking img