Varios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (389 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Questão discursiva:
Leia o caso concreto e responda as perguntas apresentadas: Sociedade mais competitiva exige famílias menores Em artigo publicado recentemente no Washington Post, o conhecidojornalista Alan Carlson aponta a crescente competitividade que existe nos países mais desenvolvidos como uma das principais causas da queda dos índices de natalidade. Os filhos seriam um “obstáculo” aosucesso profissional dos pais, por causa do tempo e do dinheiro que teriam de ser dedicados à educação das crianças. Por este motivo mais e mais casais optam por casamentos sem filhos ou mesmo pornão casarem. Nas sociedades em que o capitalismo está no auge do seu desenvolvimento, bom mesmo é ficar sozinho. Será? (Adaptado do jornal Folha de são Paulo de 18-08-2006.)
1- Segundo a teoria daação social de Weber, que tipo de ação está presente no texto? Justifique:
R: Ação Racional com relação a fins.
Motivada por fins objetivos, ou seja, para atingir seus fins, o indivíduo planeja eexecuta seus planos utilizando-se dos meios que considera mais adequados para atingir seus objetivos. A racionalidade econômica capitalista é exemplo desse tipo de ação. Nesta perspectiva, paraWeber, o individualismo e a racionalização de condutas são elementos centrais da modernidade.

2- O texto apresenta a ideia de “ficar sozinho”, exemplo típico do individualismo crescente, como uma boaalternativa na sociedade contemporânea. Neste sentido, explique, segundo a visão weberiana, por que o individualismo é uma tendência da sociedade moderna.
R: Por que as pessoas estão muitoconcentradas delas mesmas, em busca dos seus ideais.
Questão de múltipla escolha:
De acordo com as ideias de Weber, assinale a alternativa correta: Numa sociedade complexa como a brasileira, o sociólogoapresenta sua interpretação, que por mais que possa ter certa respeitabilidade acadêmica, é mais uma versão que concorrerá com outras – artísticas, políticas, em termos de aceitação perante o público...
tracking img