Fundamentos de enfermagem ii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1098 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade do Instituto Brasil

Professora:Luciana
Acadêmica:Layane Mikaelle dos Reis Silva
Curso:Enfermagem Período:3º



Trabalho de Estágio:Fundamentos de Enfermagem II




11/04/2012
Paciente: I.C
Idade: 45 anos
Patologia: Pneumonia/H.A.S
Pneumonia
Conceito: A pneumonia se caracteriza como sendo uma inflamação dos alvéolos pulmonares, com ousem infecção. Vírus, fungos, protozoários e bactérias são capazes de provocá-la, sendo mais comuns as pneumonias causadas por pneumococos.
Esta doença pode se instalar quando há a inalação, ingestão de bactérias que se proliferaram na boca, ou condução de patógenos de outras infecções, via corrente sanguínea. No primeiro caso, gotículas de saliva e secreções contaminadas propiciam o contágio.Diagnostico: - Hemocultura: devem ser colhidas pelos menos 3 vezes, com variável taxa de identificação segundo o agente etiológico.
 - Cultura e bacterioscopia do derrame pleural: fornece boa taxa de recuperação, sendo medida importante em todos os casos em que se apresente;
 - Rx do tórax é muito útil na confirmação do diagnóstico e muitas vezes pode orientar quanto ao agente etiológico. Éimportante ressaltar que a radiografia pode ser normal no início do quadro. Por isso, quando a clínica for sugestiva de pneumonia, o tratamento não deve ser retardado até aparecerem alterações na radiografia dos pulmões. O Rx do tórax é imprescindível nas suspeitas de pneumonia complicada (derrame pleural, pneumotórax), em criança no período perinatal ou imunodeprimida. 
Sintomas: Os sinais e sintomasda pneumonia incluem tosse com expectoração, febre, calafrios, falta de ar, dor no peito quando se respira fundo, vômitos, perda de apetite, prostração e dores pelo corpo. Pode haver presença de sangue misturado ao escarro,febre da pneumonia é caracteristicamente alta.. Uma das complicações possíveis da pneumonia é a formação. de derrame pleural .
Tratamento: As pneumonias são divididas emcomunitárias, quando adquiridas no dia-a-dia, e hospitalares, quando surgem em pacientes hospitalizados. A pneumonia hospitalar é mais grave e mais difícil de tratar, pois é normalmente causada por bactérias mais resistentes e acomete pacientes mais fragilizados.
O tratamento das pneumonias bacterianas é feito com antibióticos por no mínimo oito dias. As pneumonias comunitárias podem ser tratadas comantibióticos orais, porém, aquelas que evoluem mal necessitam de internação hospitalar e antibióticos venosos.
As principais drogas usadas para as pneumonias comunitárias são: a amoxacilina, azitromicina, claritromicina, ceftriaxone, levofloxacina e moxifloxacina. Esperam-se sinais de melhora a partir do terceiro dia de tratamento.

Prevenção: - Lavar as mãos para matar os germes.
- Nãofumar. O fumo prejudica a capacidade do pulmão filtras germes e se defender deles.
- Manter o sistema imunológico forte.
-Ter descanso suficiente, praticar exercícios físicos e seguir uma dieta saudável.
-Se você tiver pneumonia, limite o contato com família e amigos. Cubra o nariz e boca ao tossir ou espirrar e jogue fora imediatamente o tecido usado. Essas medidas ajudam a impedir que ainfecção se espalhe.
A vacinação é eficaz para prevenir certos tipos de pneumonias bacterianas e virais em crianças e adultos.Vacinações contra a Haemophilus influenzae e Streptococcus pneumoniae têm boas evidências para apoio do seu uso. Vacinação de crianças contra a Streptococcus pneumoniae também leva a uma diminuição da incidência destas infecções em adultos, pois muitos adultos adquirem infecçõesdas crianças. A vacina contra a Streptococcus pneumoniae também está disponível para adultos, e ela foi encontrada para diminuir o risco de doença invasiva pneumocócica.
Cuidados de Enfermagem: - Estar alerta para alterações no estado clínico;
 - Verificar sinais vitais; 
-Administração de medicamentos sendo rigoroso quanto a dose, horário;
 - Controle hídrico e eletrolítico;
 - Pingar soro...
tracking img