Transtornos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2618 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Psicologia da Educação |
Dislexia, Autismo e Síndrome de Asperge |
|
Conceitos, Características e Desenvolvimento para o Trabalho |
|
Pedagogia |
data |
|

Nome

Autismo, Dislexia e Síndrome de Asperge
Conceito, característica e desenvolvimento para o trabalho.

Niterói, 31 de Maio de 2012.

Introdução

O trabalho consiste em como podemos não diagnosticar e simsabermos as diferentes características, os conceitos e como devemos trabalhar com as crianças, adolescentes e adultos com dislexia, autismo e síndrome de asperge.
Hoje temos alguns sites no qual os profissionais de educação podem conseguir estas e outras informações já que algumas destas e outras informações ainda são desconhecidas até mesmo pelos pais.
Veremos o que é, como são estas pessoasfisicamente, causas e algumas curiosidades sobre estes déficits de aprendizagem.

Dislexia

Conceito 
     
 De acordo com Myklebust, a Dislexia constitui uma desordem cognitiva e uma desordem de linguagem; a desordem cognitiva porque se concentra na problemática da significação da linguagem interior, da abstração, da formação dos conceitos e das metáforas. Para o autor, a Dislexia evidencia umaperturbação no processo de simbolização - decodificar e simultaneamente compreender são um todo no processo da leitura e da escrita. 
      Obter significação compreende uma relação com o pensamento abstrato: deduzir, interferir, implica generalizar, conotar, associar, categorizar etc. E acontecem imediatamente quando o processo da leitura está adquirido. 
      A significação decorrente do processoda leitura é um conceito psicológico que procede a linguagem porque ela nasce das coisas reais e concretas. A significação é anterior à linguagem falada e está permanentemente implícita no processo da recepção e da expressão da linguagem escrita (Gibson e Levin, 1975). 
      E denomina-se de desordem da linguagem porque impede as relações entre linguagem auditiva e a linguagem visual (receptivae expressiva). 

Características 
     
 Os sinais da Dislexia podem aparecer em maior ou menor intensidade dependendo de vários fatores como a idade, estimulação, etc. E podem também se agravar com o decorrer do processo de crescimento da criança. 
      Alguns desses sinais são: 

            - história familiar; 
            - falta de atenção e memória; 
            - atraso naaquisição da fala e da linguagem; 
            - dificuldade de nomeação de objetos; 
            - imaturidade, timidez excessiva, mudança de humor; 
            - atraso ou falta de coordenação motora global (andar, correr, etc.); 
            - atraso ou falta de coordenação fina (desenhar, escrever, etc.); 
            - dificuldade na alfabetização e na aprendizagem de matemática;             - dificuldade na transcrição da escrita e da linguagem falada. 

Equipe Multidisciplinar de tratamento 
     
 Devido à frequência na ocorrência dos casos de Dislexia, em vários graus de severidade, torna-se cada vez mais importante a implantação de programas, associações e atuação de profissionais que se propagam com o desenvolvimento da criança. São eles: 

            - Fonoaudiólogo;             - Psicólogo; 
            - Educadores; 
            - Neurologistas; 
            - Neuropsicólogo; 
            - Neuropsiquiatra; 

      OBS: A colaboração da família é muito importante no processo do tratamento. 

      Quanto mais precoce for o diagnóstico da Dislexia, mais efetivos serão os tratamentos e as estratégias para melhorar a vida dos disléxicos. Sob a Dislexia podemos encontradiferentes opiniões, porém concordamos que a Dislexia é um termo que se refere às crianças que apresentam sérias dificuldades de leitura e consequentemente de escrita. E possuem um nível de inteligência normal ou acima da média. Não apresenta distúrbios a nível sensorial, físico ou emocional. 
      O diagnóstico da criança disléxica é muito complexo, envolvendo várias áreas...
tracking img