Transtorno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3472 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
253942

TRANSTORNO BIPOLAR

Projeto de pesquisa apresentado ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Braz Cubas, para a avaliação ética.
Orientador: Fábio Guedes

MOGI DAS CRUZES, 2009
SUMÁRIO

Apresentação .................................................................................. 01
Definição........................................................................................ 02
O Transtorno Bipolar na Infância e na Adolescência .................... 02
O Transtorno Bipolar no Adulto .................................................... 03
O Transtorno Bipolar no Idoso ...................................................... 03
Características................................................................................ 04
Episódios de Humor ...................................................................... 05
Critério Diagnóstico ...................................................................... 06
Riscos da Doença .......................................................................... 07
Tratamento.................................................................................... 08
Terapia Comportamental Cognitiva .............................................. 09
Referências .................................................................................... 10

APRESENTAÇÃO

De acordo com Valentin Gentil Filho, médico e professor de psiquiatria da USP, antigamente o transtorno bipolar era conhecido pelo nome de psicosemaníaco-depressiva, até ter sua nomenclatura editada no CID 10 para transtorno bipolar, pois este transtorno não apresenta necessariamente sintomas psicóticos; na verdade, na maioria das vezes esses sintomas não aparecem. Com a mudança de nome esse transtorno deixou de ser considerado uma perturbação psicótica para ser considerado uma perturbação afetiva.
O transtorno bipolar (TB) é uma condiçãopsiquiátrica relativamente freqüente, com prevalência na população entre 1% e 2%. É caracterizado por episódios de alteração do humor de difícil controle - depressão ou mania (bipolar 1) ou depressão e hipomania (bipolar 2), além de outras formas. Os sintomas podem aparecer em qualquer idade, pode ser tanto pela fase depressiva como pela fase maníaca, iniciando gradualmente ao longo de semanas,meses ou em poucos dias já com sintomas psicóticos, o que muitas vezes confunde com síndromes. A etiologia da doença ainda não é conhecida, mas muitos estudos apontam para a existência de disfunções complexas, incluindo alterações nos receptores e nos pós-receptores de neurotransmissores .
Além dos quadros depressivos e maníacos, há também os quadros mistos (sintomas depressivos simultâneosaos maníacos) o que muitas vezes confunde os médicos retardando o diagnóstico da fase em atividade.
A alternância de estados depressivos com maníacos é a tônica dessa patologia e muitas vezes o diagnóstico correto só será feito depois de muitos anos. O termo mania é popularmente entendido como tendência a fazer várias vezes a mesma coisa.
Trata-se de uma doença psiquiátricacaracterizada por alternância de fases de depressão e mania. Na depressão, a pessoa sente tristeza exagerada e desânimo e na mania o aumento da energia e euforia anormal, até mudanças patológicas incomuns e acentuadas, como em casos de mania, hipomania, depressão ou até mesmo mistos.

Definição
O Transtorno Bipolar do Humor, antigamente denominado de psicose maníaco-depressiva, é caracterizadopor oscilações ou mudanças cíclicas de humor. Estas mudanças vão desde oscilações normais, como nos estados de alegria e tristeza, até mudanças patológicas acentuadas e diferentes do normal, como episódios de MANIA, HIPOMANIA, DEPRESSÃO e MISTOS. É uma doença de grande impacto na vida do paciente, de sua família e sociedade, causando prejuízos freqüentemente irreparáveis em vários setores da...
tracking img