Comercio exterior

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2016 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução















Comércio Exterior

O comércio internacional ou comércio exterior é a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios. Na maioria dos países, ele representa uma grande parcela do PIB. O comércio internacional está presente em grande parte da história da humanidade, mas a sua importância econômica, social e política setornou crescente nos últimos séculos. O avanço industrial, dos transportes, a globalização, o surgimento das corporações multinacionais, o outsourcing tiveram grande impacto no incremento deste comércio. O aumento do comércio internacional pode ser relacionado com o fenômeno da globalização.






CAMEX – Câmara do Comércio Exterior
Órgão instituído pelo Governo Federal, tem por objetivoa formulação, adoção, implementação e a coordenação de políticas e a atividades relativas ao comércio exterior de bens e serviços, incluindo o turismo. É integrada pelos ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; da Fazenda; das Relações Exteriores; da Agricultura; Pecuária e Abastecimento; do Planejamento; Orçamento e Gestão e pelo ministro-chefe da Casa Civil.Ministério de Relações Exteriores
Também conhecido como Itamaraty, é um órgão do Poder Executivo, responsável pelo assessoramento do Presidente da República na formulação, desempenho e acompanhamento das relações do Brasil com outros países e organismos internacionais.
A atuação do Itamaraty cobre as vertentes política, comercial, econômica, financeira, cultural e consular das relações externas,áreas nas quais exerce as tarefas clássicas da diplomacia: representar, informar e negociar.
O presente artigo tem por objetivo descrever sucintamente a atuação do MRE: sua importância histórica e presente, funções e competências legais e a pauta da agenda do Ministério, principalmente quanto aos temas de maior importância atual.





SECOMs - Setores de Promoção Comercial do Ministériodas Relações Exteriores
Funcionam em diversas Embaixadas e Consulados-Gerais do Brasil no exterior. Dentre as atividades dos SECOMs, podem ser destacadas as seguintes :
• Apoio às empresas brasileiras interessadas em exportar para o mercado local;
• Divulgação de informações sobre oportunidades comerciais e de investimento;
• Elaboração ou contratação de pesquisa de mercado e produtos;
•Análise dos potenciais de exportação de produtos brasileiros para sua área de atuação;
• Análises de competitividade e de concorrência;
• Apoio a entidades públicas e privadas na participação em feiras, em missões empresariais e em outros eventos de interesse para a promoção comercial;
• Divulgação de feiras comerciais e outros eventos.


MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria eComércio Exterior
Foi criado pela lei nº 3.782 de 22 de julho de 1960 durante o governo do presidente Juscelino Kubitschek. Durante o governo do presidente Fernando Collor de Mello foi extinto e suas atribuições divididas em outros ministérios. Foi recriado no governo do presidente Itamar Franco.
Áreas de Competência:
 Política de desenvolvimento da indústria, do comércio e dosserviços;
 Propriedade intelectual e transferência de tecnologia;
 Metrologia, normalização e qualidade industrial;
 Políticas de comércio exterior;
 Regulamentação e execução dos programas e atividades relativas ao comércio exterior;
 Aplicação dos mecanismos de defesa comercial participação em negociações internacionais relativas ao comércio exterior;
 Formulação da política de apoio àmicroempresa, empresa de pequeno porte e artesanato;
 Execução das atividades de registro do comércio.

SECEXs – Secretária de Comércio Exterior
É responsável por elaborar e divulgar informações sobre Comércio Exterior, tendo por objetivo analisar e propor políticas para o desenvolvimento do comércio exterior brasileiro. É responsável ainda por coordenar a política de defesa comercial...
tracking img