Varicela

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (744 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Varicela


A varicela é uma doença causada pelo vírus da varicela zoster (V.V.Z.), um herpes-vírus humano do tipo 3 com expressão da primoinfecção. (HINRICHSEN 2005)


É endêmica e altamentecontagiosa atingindo principalmente crianças menores de 15 anos, em especial menores de um ano. Mas também atinge maiores de 15 anos com incidência elevada de complicações viscerais e infecçãosecundária. Acomete ambos os sexos e igualmente todas as raças. (HINRICHSEN 2005)


A transmissão ocorre principalmente por via respiratória (gotículas) e contato direto com as lesões cutâneas. O período decontágio vai de dois dias antes do inicio do exantema, o que ocorre em geral em quatro a cinco dias da doença. (HINRICHSEN 2005)


Inicialmente o vírus se replica na mucosa do trato respiratóriosuperior, disseminando-se, para o sistema reticuloendotelial e evoluindo com viremia e surgimento do rash, que envolve cório e derme, com balonização de células epiteliais e transformação destas emcélulas gigantes multinucleadas. A secreção vesicular é inicialmente clara e se torna purulenta progressivamente à medida que há acúmulo de polimorfonucleares, células epiteliais mortas e fibrinas. Emseguida, há ruptura da vesícula e formação de crosta ou reabsorção. (HINRICHSEN 2005)


Após a infecção por varicela, o hospedeiro adquire imunidade por toda vida e dificilmente ocorrem novosepisódios subseqüentes à reexposição, quando isso ocorre, geralmente é um individuo imunodeprimido. O vírus da varicela zoster permanece em estado de latência nos gânglios das raízes nervosas dorsais e podemcausar herpes-zoster anos depois. (HINRICHSEN 2005)


Diagnostico clínico da Varicela


Segundo HINRICHSEN, o período de incubação esta em torno de 14 a 16 dias. Sintomas como febre baixa ecefaléia e anorexia podem ocorrer em um a dois dias antes do rash, principalmente em crianças maiores, adolescentes e adultos. Crianças imunodeprimidas geralmente apresentam doença leve, enquanto em...
tracking img