Varias materis..

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3121 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Homeostasia (ou Homeostase) é a propriedade de um sistema aberto, seres vivos especialmente, de regular o seu ambiente interno para manter uma condição estável, mediante múltiplos ajustes de equilíbrio dinâmico controlados por mecanismos de regulação inter-relacionados.O termo foi criado em 1932 por Walter Bradford Cannon[1] a partir do grego homeo similar ou igual, stasis estático.
O uso maisfrequente do termo refere-se à homeostase biológica. A sobrevivência de organismos vivos requer um meio interno homeostático; muitos ambientalistas acreditam que este princípio também se aplica ao meio externo. Um grande número de sistemas ecológicos, biológicos e sociais são homeostáticos, mantêm o equilíbrio contrariando qualquer mudança, e caso não sejam bem sucedidos em repor o equilíbrio, issopode conduzir à interrupção do funcionamento do sistema.
Sistemas complexos, como por exemplo o corpo humano, precisam de homeostase para manter a estabilidade e sobreviver. Mais do que apenas sobreviver, estes sistemas devem ter a capacidade de se adaptar ao seu ambiente externo e interno.

* |
[editar] Propriedades da homeostase
Os sistemas homeostáticos exibem certas propriedades:* São extremamente estáveis;
* Toda a sua organização, interna, estrutural e funcional, contribui para a manutenção do equilíbrio.
* São imprevisíveis (o resultado de uma determinada ação pode mesmo ser o oposto do esperado).
Seguem-se alguns dos mais importantes exemplos de homeostase em mamíferos:
* A regulação da quantidade de água e minerais no corpo, conhecida comoosmorregulação. Tem lugar principalmente nos rins.
* A remoção de resíduos metabólicos, conhecida como excreção. Tem lugar em órgãos excretórios como os rins e os pulmões.
* A regulação da temperatura corporal, realizada principalmente pela pele e pela circulação sanguínea.
* A regulação dos níveis de glicose no sangue, realizada principalmente pelo fígado e pela insulina segregada pelo pâncreas.Estado de equilíbrio no corpo.
[editar] Homeostase no corpo humano
A capacidade de sustentar a vida dos fluidos do corpo humano é afetada por todo um leque de fatores, como a temperatura, a salinidade, o pH, ou as concentrações de nutrientes, como a glicose, vários íons, oxigênio, e resíduos, como o dióxido de carbono e a ureia. Dado que estes fatores afetam as reações químicas que mantêm ocorpo vivo, este inclui mecanismos fisiológicos para os manter dentro dos limites desejáveis.
[editar] Exemplos
* Regulação térmica:
* Os músculos esqueléticos tremem para produzir calor quando a temperatura corporal é muito baixa.
* Outra forma de gerar calor envolve o metabolismo de gordura.
* O suor arrefece o corpo por evaporação.
* Regulação química:
* Opâncreas produz insulina e glucagon para regular a concentração de açúcar no sangue.
* Os pulmões absorvem oxigênio e expelem dióxido de carbono.
* Os rins excretam ureia e regulam as concentrações de água e duma grande variedade de íons.
Muitos destes órgãos são controlados por hormonas segregadas pela glândula pituitária, cuja ação é por sua vez regulada pelo hipotálamo. Manutenção daglicemia
GEOGRAFIA
Introdução
Com a economia mundial globalizada, a tendência comercial é a formação de blocos econômicos. Estes são criados com a finalidade de facilitar o comércio entre os países membros. Adotam redução ou isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias e buscam soluções em comum para problemas comerciais.
Em tese, o comércio entre os países constituintes de um blocoeconômico aumenta e gera crescimento econômico para os países. Geralmente estes blocos são formados por países vizinhos ou que possuam afinidades culturais ou comerciais. Esta é a nova tendência mundial, pois cada vez mais o comércio entre blocos econômicos cresce. Economistas afirmam que ficar de fora de um bloco econômico é viver isolado do mundo comercial.
Veremos abaixo uma relação dos principais...
tracking img