Trabalho De Transmiss O De Calor FINAL2

2857 palavras 12 páginas
Trabalho de Transmissão de Calor
ENG 1032

Profª.: Mônica F. Naccache
Alunos:
Daniela Hosken Latorre (1020583)
Marisa Bazzi (1021884)
Thayana Lopes Goulart (1021047)

Sumário
Introdução 3
Formulação do Problema 4
Questão 1 6
Solução Analítica 6
Campo de Temperatura 12
Perfil de Temperatura 13
Perfil de Fluxo de Calor 15
Taxa de Transferência de Calor 18
Questão 2 19
Temperatura no Centro do Cilindro 19
Fluxo de calor 19
Perfil de Temperatura 21
Isocurvas 23
Taxa de transferência de calor 26
Bibliografia 27

Introdução

No estudo da transferência de calor é a transferência de energia térmica entre átomos e/ou moléculas vizinhas em uma substância devido a um gradiente de temperatura. Em outras palavras, é um modo do fenômeno de transferência térmica causado por uma diferença de temperatura entre duas regiões em um mesmo meio ou entre dois meios em contato no qual não se percebe movimento global da matéria na escala macroscópica. São reconhecidos pela literatura três mecanismos fundamentais para transmissão de calor: condu­ção, convecção e radiação.
A lei da condução térmica, também conhecida como lei de Fourier, estabelece que o fluxo de calor através de um material é proporcional ao gradiente negativo de temperatura. Podemos enunciar esta lei de duas formas equivalentes: a forma integral, em que olhamos para a quantidade de energia que flui para dentro ou para fora de um corpo como um todo; e a forma diferencial, em que olhamos para os fluxos de energia localmente. O fluxo de calor é a quantidade de energia que flui através de uma unidade de área por unidade de tempo.

Condução em estado estacionário é a forma de condução que ocorre quando a diferença de temperatura conduzindo a condução é constante de modo que após um tempo de equilíbrio, a distribuição espacial das temperaturas (campo de temperatura) no objeto condutor não mais se altera. Assim, todas as derivadas parciais de temperatura com relação ao espaço têm valores,

Relacionados