Vantagens e Desvantagens do Lucro Presumido e Real

Páginas: 3 (639 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2014
1) Explique quais as vantagens e desvantagens de se utilizar o lucro presumido. Além disso, cite quais empresas são as mais indicadas a utilizar o lucro presumido e quais são as impossibilitadas.Feito isso mencione qual o papel do auditor independente nesses processos.

Quando uma empresa ultrapassa o limite de faturamento permitido pelo simples nacional a maioria dos contadores orientaseus clientes a apurarem pelo lucro presumido, isso ocorre devido ser mais simples para efetuar o cálculo, porém não quer dizer que é a melhor opção para a empresa.
O Lucro Presumido é regime detributação onde a base de cálculo é obtida por meio de aplicação de percentual definido em lei, sobre a receita bruta. Para esse regime, tem algumas vantagens relativas às obrigações acessórias, pois ofisco federal dispensa as empresas enquadradas nesse regime da escrituração contábil, desde que seja mantido o Livro Caixa.
Todas as pessoas jurídicas podem optar pelo Lucro Presumido, salvo aquelasobrigadas à apuração do Lucro Real. Contudo, para verificar se esse é o regime mais benéfico para a empresa, necessário realizar simulações, pois caso a empresa tenha valores consideráveis de despesasdedutíveis para o IRPJ, é muito provável que o lucro real seja mais econômico.
Para verificar se é benéfica a tributação pelo lucro real é necessário apurar o resultado contábil, ou seja, é obrigatóriomanter escrituração contábil nos moldes da legislação comercial. Depois de apurado o lucro contábil, devem ser procedidos os ajustes: adições e exclusões previstas em lei. Essas adições, constituemdespesas que o fisco não aceita para fins de apuração do IRPJ e da CSLL. E é nesse ponto que as atenções devem ser redobradas, pois nem tudo aquilo que resulta em diminuição do patrimônio da empresa, éaceito para diminuir a base de cálculo tributável. Outra questão importante, ainda tratando do Lucro Real, refere-se à Contribuição para o PIS/PASEP, e à COFINS.
A escolha entre presumido e real...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Irpj no lucro real e presumido vantagens e desvantagens
  • Lucro real vantagens e desvantagens
  • Lucro real e lucro presumido
  • Lucro presumido e lucro real
  • Lucro real e Lucro presumido
  • Lucro presumido e lucro real
  • Lucro real e lucro presumido
  • lucro real e lucro presumido

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!