Vanguardas europeias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1251 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Vanguardas em sentido literal faz referência ao batalhão militar que precede as tropas em ataque durante uma batalha. Daí deduz-se que vanguarda é aquilo que "está à frente". Desta forma, todo aquele que está à frente de algo e, portanto aquele que está à frente do seu tempo em uma atitude poderia se intitular como pertencente a uma vanguarda. Desta dedução surge a definiçãoadotada por uma série de movimentos artísticos e políticos do fim do século XIX e início do século XX. As vanguardas europeias ou os movimentos europeus de vanguarda eram aqueles que, segundo seus próprios autores, guiavam a cultura de seus tempos, estando de certa forma à frente deles. Os movimentos de vanguarda emergiram na Europa nas duas primeiras décadas do século 20 e provocaram ruptura com atradição cultural do século 19. Foram extremamente radicais e influenciaram manifestações artísticas em todo o mundo. No início do século XX, as nações europeias compartilharam de vários problemas. Dentre estes podemos citar: a partilha da Ásia e África, enquanto Inglaterra e França se sobressaíram em virtude da conquista de grande parte do território e seus inúmeros recursos. Com isto a, Alemanha eItália tiveram que se contentar com pequenas porções e de baixo valor. Com todo esse descontentamento, os países investiram em armamentos bélicos no caso de confrontos e, de maneira inevitável, assim inicia-se a Primeira Guerra Mundial.
Ligado a estes fatos, estava o grande avanço tecnológico pelo qual passava a burguesia industrial em decorrência das grandes inovações como luz elétrica, oautomóvel, o avião, o avanço científico, dentre outros. Diante deste processo revolucionário, a Europa daquela época dominava o restante do mundo, porém, já era possível perceber que a desigualdade social viria a fazer parte deste processo, de um lado, as grandes elites, do outro, a massa dos excluídos, trabalhadores insatisfeitos em decorrência das péssimas condições de trabalho a que eramsubmetidos.
Diante de tais acontecimentos, surgiram movimentos artísticos e políticos que representaram um sentimento de oposição aos ditames impostos pela sociedade vigente. Estando à frente de seu tempo, os movimentos representados pelas vanguardas revelaram seus interesses ideológicos por meio de uma verdadeira radicalização no campo da cultura e das artes como um todo. Manifestações artísticas estas,que se materializaram pelo Futurismo, Cubismo, Dadaísmo, Expressionismo e Surrealismo que, posteriormente, deram origem ao Modernismo brasileiro.










2. DESENVOLVIMENTO

As Vanguardas Europeias tornaram-se então símbolo daquela época suas classificações, foram atributos para distinguir o momento em que a Europa se passava diante de tantos acontecimentos. As cinco principaiscorrentes vanguardistas foram: futurismo, cubismo, dadaísmo, expressionismo e surrealismo.

• Futurismo: O futurismo é um movimento artístico e literário surgido oficialmente em 20 de fevereiro de 1909, com a publicação do Manifesto Futurista, do poeta italiano Filippo Marinetti, no jornal francês Le Figaro. A obra rejeitava o moralismo e o passado. Apresentava um novo tipo de beleza, baseado navelocidade e na elevação da violência. Foi o primeiro movimento merecedor da classificação de vanguarda, caracteriza-se pelo interesse ideológico na arte. Sua produção preconiza a subversão radical da cultura e dos costumes, negando o passado em sua totalidade e pregando a adesão à pesquisa metódica e à experimentação estilística e técnica. A pintura futurista recebeu influência do cubismo e doabstracionismo, mas utilizava-se de cores vivas e contrastes e a sobreposição das imagens com a pretensão de dar a ideia de dinamismo.


Exemplo de Futurismo.











• Cubismo: É o resultado das experiências de Pablo Picasso (1881-1973) e de Georges Braque (1882–1963), esteve, inicialmente, ligado à pintura e teve por princípio a valorização das formas geométricas. Na literatura,...
tracking img