Vanguardas europeias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (852 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O termo vanguarda tem como significado uma mudança radical, expressão esta que foi bem presente no início do século XX. Havia a necessidade de mudanças no campo das artes e na ciênciapara acompanhar o ritmo metamórfico que à época, o mundo estava sofrendo. A partir dessa necessidade, surgem as vanguardas, movimentos que apesar de diferentes tinham uma característica em comum:estagnar o passadismo, e tomar um novo rumo, eram elas: futurismo, cubismo, expressionismo, dadaísmo e surrealismo. é evidente que esses movimentos a princípio não foram bem aceitos pelo público, mas foramverdadeiros pilares para o início da modernização cultural do mundo. Baseado nisso, é necessário concluir que ao avaliar uma obra moderna, nao se deve apenas vê-la de um ângulo potencial, e sim deângulo revolucionário, pois são obras que romperam com uma sequência histórica.
Vanguardas europeias II
As vanguardas europeias constituíram os movimentos artísticos mais radicais da história,caracterizando-se pela agressividade, o culto a valores estranhos e o antilogismo. O grande alvo desse período foi justamente a ideia do que poderia ser considerado arte.
Seus objetivos eram:
• Conhecer osmovimentos de vanguarda.
• Compreender os preceitos estéticos do Expressionismo, Dadaímos e Surrealismo.
• Avaliar as mudanças ocorridas na história e na arte do início do século XX.
DadaísmoIdealizado pelo romano Tristan Tzara, o Dadaísmo pregava a anarquia total da ação e do pensamento, a negação de todos os valores e a exaltação do nada. O próprio nome do movimento, formado de sílabastiradas ao acaso de uma enciclopédia, aumenta o ilogismo do grupo. Daí a liberdade total de criação, a ausência completa dos sistemas. Teve início em Zurique, em 1916,no chamado Cabaret Voltaire, por umgrupo de escritores e artistas plásticos, alguns deles desertores do serviço militar alemão, liderados por Tristan Tzara, Hugo Hugo Ball e Hans Arp. A palavra dada, em francês, significa “cavalo de...
tracking img