Henri cartier bresson

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2432 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SENAI – Cecoteg



Henri
Cartier Bresson




Ivani Nascimento














Belo Horizonte
Maio 2012






“Fotografar é colocar na mesma linha de mira, a cabeça, o olho e o coração. H. C. B.”



Ivani Nascimento

SENAI – Cecoteg TCV 55

Belo Horizonte
Maio 2012
A ORIGEM

Nasceu em 22 de agosto de 1908, em Paris. Descendente de uma famíliaproeminente da indústria têxtil. A família o queria nos negócios familiares. Mas Bresson nasceu artista.


A INSPIRAÇÃO


O que inspirou sua vida de fotógrafo foi a fotografia de Martin Munkasci publicada na Revista Photographies em 1931, onde os 3 meninos negros nus no Congo, que saem correndo em direção às ondas do mar, numa coreografia de dança, com a liberdade genuína do ser humano...totalmentelivres sem obstáculos, poderosamente sensuais, exuberantes, joviais, vivos... leves e verdadeiros, brincando entre si, como se fossem os únicos possuidores da verdade humana. Eles personificam a liberdade, a carne sem pecado. Seus movimentos foram então congelados praticamente no ar, por Munkasci, onde aparece a silhueta dos 3 de costas... O momento exato que expressava aquela situação foicongelado nesta fotografia, que impressionou Bresson por toda a vida. ''O equilíbrio plástico desta foto suspende seu ímpeto pela vida...um retorno às origens...a mais nobre humanidade. 'Dizem aqueles que o conheceram, que era a única foto em sua parede... Esta foto foi o gatilho de sua efervescente carreira de fotógrafo. A partir daí, ele continuou fazendo a estética do corpo humano em suas fotos,introduzindo um novo conceito de liberdade no foto-jornalismo, sem perder a graça e a leveza de um artista verdadeiro.
A VIDA


Frequentou a Ecole Fénélon e o Lycée Condorcet em Paris. Estudou pintura com Cotenet (1922-23) e com André Lhôte (1927-28). Concluiu pintura e filosofia na Universidade de Cambridge. Começou como fotógrafo em 1931. Foi influenciado pelo surrealismo. Com 21 anos já tinhaabsorvido a atitude de revolta do surrealismo. Aprendeu composição e proporção com Lhôte e completou seu serviço militar.
Em 1939, viajou para a África, onde permaneceu por um ano. Ganhou a vida de diversas formas...como vaporeiro, vendendo bugigangas e carne salgada que ele mesmo caçava e preparava.Lá também adquiriu malária e sua primeira câmera fotográfica de segunda mão feita por Krauss. Mastodos os filmes que fotografou lá, foram deteriorados pela umidade.
Mas apesar de tudo, esta viagem mudou sua vida. Sempre esteve aberto às mudanças em sua vida, talvez por isto tenha influenciado tanta gente no mundo inteiro. Talvez por este espírito tão dinâmico e sem medo, tenha tantos admiradores.
Mas apesar de tudo, esta viagem mudou sua vida. Sempre esteve aberto às mudanças em sua vida,talvez por isto tenha influenciado tanta gente no mundo inteiro. Talvez por este espírito tão dinâmico e sem medo, tenha tantos admiradores.
Apesar do fracasso das primeiras fotografias, a África não somente mudou sua vida, como o tirou da pintura e o colocou na fotografia. Quando voltou à Paris, imediatamente comprou uma Leica, que o acompanhou por toda a vida. Nesta época, foi então publicada naedição anual da Revista Photographies, a famosa foto de Munkasci, que deu novo rumo a sua carreira. Daí para a frente, ele saiu para o mundo para fotografar.
Entre 1932 e 1934, Cartier Bresson fez algumas de suas melhores fotografias. Apesar de ter começado olhando para os despossuídos e oprimidos, principais temas do foto-jornalismo, muito cedo estas mesmas fotos impressionaram a França, Espanha,Itália, México, como arte, muito mais do que como reportagem.
Em 1935, partiu para o México e para New York, onde permaneceu por um ano também. Neste período deixou de fotografar. Fez filmes com Paul Strand, retornando em 1936 para Paris, onde trabalhou até 1939 com o cineasta francês Jean Renoir, filho do pintor, e também fazendo filmes.
A Segunda Grande Guerra tinha começado. Bresson foi...
tracking img