Vanessa vai a luta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8682 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Elenco da estreia de VANESSA VAI À LUTA
pela Companhia de Teatro de Portalegre na Igreja do Convento de S. Francisco em Portalegre, em outubro de 1998

Vanessa Susana Teixeira
Rodrigo Victor Pires
A Mãe Fátima Reis
O Pai Rui Ferreira
A Fada Marina Dulce Vermelho

PERSONAGENS
VANESSA quase sete anos.
RODRIGO irmão de Vanessa, oito anos.
A MÃE.
O PAI.
A FADA MARINA.

CENA IA sala-de-estar da casa de VANESSA e de RODRIGO; os brinquedos estão espalhados por todo o lado. RODRIGO está sentado a ver televisão, muito quieto. Está a ver o TV Shop, que anuncia permanentemente aparelhos de ginástica e novas dietas milagrosas. VANESSA brinca sozinha, sentada no chão. Tem na mão esquerda um Action Man e na direita uma Barbie. Faz um diálogo entre os dois.
VANESSA (voz doAction Man) Anda cá, anda cá, és tão linda, dá-me um beijinho, (voz de Barbie) Ai, que bruto (Action Man) Ai sou bruto, parvalhona, és tão parva, ó minha estúpida, mas és tão linda (arfa) (Barbie) Tu também és muita bonito, olha para estes músculos, és muito forte (Action Man beija a Barbie) Mmmmh, anda cá, anda cá, olha que levas, chega-te cá mais, dá-me um abraço, dá-me outro beijinho, senão nãogosto de ti (voz da Barbie, risinhos) Tira a mão, monga (Action Man) Ai que parva, tens um cabelo tão lindo todo aos caracóis, tão amarelinho, é mesmo amarelinho da cor do sol, parece um ovo estrelado (dão beijinhos, entra o Ken) Que é isso a mexer na minha mulher? Tira já as patas de cima da minha Barbie (Action Man) Ai que medo, vê lá se te despenteias. Onde é que deixaste o teu carrinhoencarnado descapotável? Ou vieste a pé se calhar, ó meu maricas? (Ken e Action Man lutam) Toma, toma, dou-te um murro que vais até à Irlanda (Ken) Tu é que ficas de cara à banda com um pontapé no cu (Barbie) Toma, monga, que ninguém te chamou cá! (Lutam os três e VANESSA faz os sons da luta).
(Ouve-se a MÃE chamar a VANESSA) Vanessa! Vanessa!
VANESSA (continua impávida a luta do Ken, da Barbie e doAction Man; entram os Dragonball) Taran! Taran! Dragonboól Z-Z-Z! Amigos, olá, amigos, ajudem aqui! Sangoku ajuda aqui! Olá, Sangohan! Venham, ajudem! lá! lá! O Ken e o Action Man já estão quase a morrer! O Sangoku é o mais forte de todos! Fusão! Fusão! Confusão! (Luta generalizada entre todos os bonecos, com a Barbie a fazer golpes de karaté) lá, iá! Ganda Barbie, dá-lhe nos cornos, estes gajosnão percebem nada disto. Espetáculo!
MÃE (off) Vanessa! Vanessa!
VANESSA (faz o relato) Barbie dá um golpe de karaté e atira o Ken ao chão, magoa-se no braço, põe-se a chorar, ué, ué, ganda monga este Ken, o Action Man salta-lhe em cima e toma, uma na cabeça, toma, uma nos tomates, toma, uma no peito, no peitinho, dói muito, ué, ué, o Ken vai fazer queixa à professora, não é? O Ken é buéqueixinhas.
RODRIGO Não ouves a Mãe chamar? Já está a chamar há imenso tempo.
VANESSA (continua a fingir que não ouve) E iá, e iá, Barbie, não deixes, não deixes, ela é mais forte que todos, mais forte que todos, matou todos, e um, e dois, e três, venham cá, venham cá se querem apanhar, pch, paf, psss… (vai buscar outra Barbie, já muito estragada) Anda, amiga, estás livre, ganhámos,ganhámos! Libertámos a Terra do Mal!
A MÃE entra na sala, de avental e luvas de borracha.
VANESSA (rapidamente muda de estratégia) Agora, todos amigos... (Põe os bonecos a dar beijinhos uns aos outros) Estamos cansados de tanto brincar. Vamos tomar um chazinho? Vamos pôr uma linda toalha de renda na mesa, uma toalha muito branquinha e vamo-nos sentar todos a tomar um chazinho de camomila.RODRIGO (muito fanhoso, com o nariz entupido, a respirar pela boca) Ó Mãe, ela estava à luta com os bonecos e estava a atirar com os bonecos... A sala até estava a tremer...
VANESSA (entredentes) Tu é que ficas a tremer daqui a bocado se não te calas...
RODRIGO Ó Mãe, olha a Vanessa....
MÃE Vanessa, vem ajudar a Mãe. Tens a loiça para secar.
VANESSA (fingindo que não ouve) Todos amigos,...
tracking img