Valores organizacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6324 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
1.0 Valores organizacionais
São atitudes e crenças que dão uma personalidade à empresa, definindo um padrão (ética) para a atuação dos colaboradores e da organização como um todo. Negócios mais sustentáveis normalmente estão ancorados em valores.
1.1 Exemplo de Valores
Alguns valores usados por Organizações sustentáveis: "Integridade, inteligência, inspiração, flexibilidade, valorização doser humano, honestidade, transparência, qualidade, valorização das pessoas e da sua qualidade de vida, espírito de equipe, política do ganha-ganha, respeito ao cliente e responsabilidade social e ambiental”.
1.2 Por que definir Valores?
Se uma empresa não adquirir valores socialmente éticos, dificilmente obterá bons resultados no longo prazo. Toda Organização deve apreender que, nutrindo bonsvalores, será possível obter processos internos mais robustos e uma melhor diferenciação externa (especialmente aos olhos do cliente).
Determinando bem os valores e vivenciando-os na prática diária da Organização, o clima e a cultura organizacional serão muito mais favoráveis aos bons resultados e aos bons relacionamentos.
Nas entidades é preciso praticar esses valores por meio das nossas atitudesdiárias tanto com o público interno como com o público externo e não somente ter esses valores expressos em manuais e nos demais documentos e informativos na organização. Talvez os valores sejam a parte da Identidade organizacional que mais tenha efeito na gestão das pessoas e que mais seja visível, já que representam a ética que rege a forma de agir das pessoas e da organização como um todo.1.3 Como fazer para definir seus Valores?
Ao definir seus Valores, a entidade deve atentar para a sua forma de se comportar e a forma com que os colaboradores internos e os demais a olham, questionando-se sobre alguns pontos, do tipo:
• Quais são as convicções éticas, morais e filosóficas da entidade e de seus colaboradores?
• No ponto de vista ético, como a organização é vista no ambienteinterno ou externo?• Os princípios da empresa condizem com negócios mais éticos e sustentáveis?
• Os valores e condutas a Organização e seus colaboradores devem ser adotados em suas relações?
• Que colaboração socioambiental a organização tem nos lugares em que atua? 
1.4 Comparação entre Valores e os outros elementos da Identidade Organizacional
Como notamos missão, visão e valores fazem parteda Identidade de uma organização. A organização pode investir na comunicação de sua Identidade organizacional, especialmente aos seus colaboradores internos, mas essa "comunicação" é muito mais efetiva quando vivenciada na prática, por meios de ações e comportamentos que deixam transparecer essa Identidade.  Essa necessidade de alinhamento interno e externo é tanto maior quanto mais inovador foro modelo de negócios da Organização.
A missão define a sua tarefa diante do mercado e da sociedade, a visão enuncia de forma genérica um lugar no futuro que deseja alcançar no longo prazo e os valores são as crenças e princípios que pautam cada uma das ações da organização e de seus colaboradores.
Na definição da missão podemos dizer que é o objetivo da empresa. Exemplo' da Mercedes Benz(hipóteses): o "core business" seria o "transporte de pessoas e coisas" e a missão seria "transportar bem pessoas e coisas, de forma rápida, segura e confortável".
Já os objetivos e metas são "sonhos" do conglomerado, mas, diferente da Visão, esses sonhos podem ser de curto, médio ou longo prazo (a Visão, em geral, é definida para o longo prazo), podem ser específicos a uma área da empresa (por exemplo,objetivos e metas de faturamento) e são quantificáveis (expressos em números, monitoráveis por indicadores).
2.0 Cultura organizacional
Cultura organizacional é uma expressão corriqueira no contexto empresarial que constitui o conjunto de valores, crenças, rituais e normas seguidas por uma organização.
Esse conceito faz parte das Ciências Sociais e tem evoluído muito com o passar dos anos,...
tracking img