Papeis e valores organizacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1499 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Definição de Papéis Organizacionais

Os componentes principais das organizações são os valores, os papéis e as normas. O essencial não é a estrutura física, mas os sistemas de crenças e de valores, as interações entre os seus membros, as atividades por eles executadas e o próprio funcionamento da organização. Os papéis, as normas e os valores definem e norteiam o funcionamento da empresa. Ospapéis são elementos discriminadores, eles diferenciam os indivíduos a partir dos cargos e funções a eles atribuídos na organização, as normas e valores são elementos integradores já que eles são compartilhados por todos ou por boa parte dos membros da organização
Quando preparamos líderes para desempenharem suas competências, o estamos fazendo para que ocupem uma posição na estrutura. Quandocapacitamos os líderes para gerirem as ferramentas organizacionais, estamos preparando-os para o desempenho da gestão. Quando capacitamos os líderes para a capacidade sistêmica e visão do negócio focamos as estratégias. Quando selecionamos os líderes baseados em suas atitudes, estamos garantindo a perpetuação dos valores organizacionais. Mas há algo mais poderoso que tudo isto – O Desempenho do PapelOrganizacional.
O papel organizacional se baseia no entendimento claro de como as pessoas devem se comportar e o que entregar em cada nível organizacional. As pessoas sabem o que entregar quantitativamente, mas somente o desempenho do papel lhes dirá como entregar qualitativamente. Pois, é no papel organizacional que se junta valores e normas, cultura e clima, ação e intenção, curto prazo e longoprazo, economia e desenvolvimento.
O papel organizacional se baseia no entendimento claro de como as pessoas devem se comportar e o que entregar em cada nível organizacional. As pessoas sabem o que entregar quantitativamente, mas somente o desempenho do papel lhes dirá como entregar qualitativamente. Pois, é no papel organizacional que se junta valores e normas, cultura e clima, ação e intenção,curto prazo e longo prazo, economia e desenvolvimento
De nada adianta preparar líderes de forma diferente para cada estágio da carreira (pipeline) se a cada passagem de nível não houver uma profunda conscientização do novo papel organizacional a ser desempenhado. O exemplo mais simples e cotidiano é do pai/mãe que acha que seu papel é de suprir materialmente a casa e quando passa a ganhar mais,compra mais e melhora as coisas. O papel do pai/mãe não é somente de supridor(a), isto é sua discrição de cargo com mais milhares de atividades relacionadas aos filhos ou a casa. O papel do pai/mãe é de estabelecer o conjunto de valores e normas que os filhos, a cada grau de maturidade, serão submetidos.
Na organização como na família, não existe a possibilidade de uma pessoa substituir a outra emseus papéis. A figura do pai ou da mãe sempre será a figura do pai ou da mãe. A figura do presidente sempre será a figura do presidente. O que estes precisam é entender qual é o seu papel e o desempenhar de forma permanente e no mais alto nível de excelência.
O papel do nível hierárquico diretamente acima do nível operacional tem um papel claro com relação aos seus subordinados, que por sua veztem um papel claro, o de entregar os resultados. Porém, o papel do 2º nível hierárquico não tem o mesmo papel do 1º nível hierárquico, portanto, sua preparação deverá ser diferente e deverá levar em consideração outros fatores, como por exemplo, como fazer com que os líderes abaixo dele assumam seus papéis de líderes das operações.
O que temos presenciado é uma enorme evolução quando definimos epreparamos as pessoas das organizações para desempenharem seus papéis organizacionais com excelência. Os resultados são a clareza de comportamentos, a definição de uma cultura de evolução, o trabalho no que realmente agrega valor ao negócio, um clima organizacional muito transparente e objetivo, mas acima de tudo, o que temos visto são as pessoas se apossando do que é seu, ou seja, de seu papel....
tracking img